João Fukunaga é indicado presidente da Previ

O Banco do Brasil (BB) indicou João Luiz Fukunaga para presidir a Previ, o maior fundo de pensão da América Latina. Diretor do Sindicato de São Paulo e ex-coordenador nacional da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Fukunaga vai substituir Daniel Stieler, que se aposentou. Seu mandato vai até 31 de maio de 2026.

Fukunaga será o primeiro presidente da Previ associado ao plano Previ Futuro, criado após a reforma estatutária de 1997 para fornecer aposentadoria aos funcionários que entraram no banco a partir de 1998.

O Conselho Deliberativo da Previ já aprovou a indicação do Banco do Brasil, conforme previsão estatutária. A posse do novo presidente ocorrerá após a emissão do atestado de habilitação de dirigente pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

Até a habilitação de Fukunaga pela Previc, a presidência da Previ será exercida interinamente pelo diretor de participações, Fernando Sabbi Melgarejo, também conforme previsão estatutária.

A Previ, graças à reforma estatutária de 97, é o único fundo de pensão com gestão compartilhada entre o patrocinador e os trabalhadores, tanto na Direção Executiva quanto no Conselho Deliberativo, no Conselho Fiscal e nos conselhos consultivos dos dois planos de benefícios (o Plano 1 e o Previ Futuro).

Com patrimônio de cerca de R$ 250 bilhões nos dois planos, a Previ é o maior investidor institucional da economia brasileira.

 

Fonte: Fetec-CUT/CN, com informações da Previ e do Valor Econômico