Repúdio às tentativas de assédio no processo de eleição do CA da Caixa

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) recebeu denúncias de entidades sindicais de que trabalhadores da Caixa Econômica Federal estão sendo pressionados a votar em um determinado candidato para o Conselho de Administração da Caixa. O assédio eleitoral estaria ocorrendo em locais de trabalho.

A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) expressa sua total repulsa diante de quaisquer ações que visem comprometer a lisura e a liberdade no segundo turno das eleições para escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal.

O direito dos trabalhadores em eleger democraticamente quem os representará no órgão colegiado deliberativo responsável pela gestão e representação da CAIXA quanto à administração e gestão de ativos de terceiros, é fruto de uma conquista histórica, resultado da incessante luta das entidades sindicais. Não podemos tolerar que essa conquista seja desrespeitada, tampouco que a categoria seja privada de exercer sua escolha de forma livre e autônoma.

Neste sentido, é imperativo que denúncias de tais práticas sejam rigorosamente investigadas, garantindo assim a legitimidade e a transparência do processo eleitoral.

As eleições para o Conselho de Administração da Caixa iniciaram-se no dia 26 de fevereiro, com o primeiro turno ocorrendo até o dia 29 do mesmo mês. Diante da não definição no primeiro turno, o segundo turno teve início em 11 de março e prossegue até quinta-feira (14).

Neste segundo turno, os candidatos Fabiana Uehara e Messias Bastos disputam a representação dos trabalhadores, sendo essencial que os eleitores exerçam seu direito sem se deixar intimidar por quaisquer formas de pressão.

A Fetrafi/NE reitera: o voto é livre e deve ser exercido de forma consciente e autônoma. Em caso de assédio eleitoral, orientamos os trabalhadores a denunciarem tais práticas ao sindicato de sua base, assegurando, assim, a integridade do processo democrático.