Direção e conselho político da Fetrafi/Ne se reúnem em João Pessoa (PB) em encontro da entidade

A queda de braços sobre juros altos do Banco Central e entre o presidente Lula e Roberto Campos Neto, a luta pela democratização do CARF, a indicação de cargos para o Banco do Nordeste, a atualização do projeto sindical, a publicação sobre os 30 anos da Fetrafi/NE e diversos outros assuntos foram pautas na reunião de direção e conselho político da Fetrafi/NE, que ocorreu em março no Sindicato dos Bancários da Paraíba (PB), em formato híbrido.

Foram dois dias de discussões e debates que percorreram desde a conjuntura política do país até às ações internas da federação, com a participação de convidados e de membros da direção.

No contexto político, a presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira, fez uma análise de conjuntura e explicou quais as consequências da manutenção dos juros à 13,75%. Para a presidenta, essa manutenção deixa um cenário “completamente ao inverso do que é o propósito do governo Lula. O Lula se elegeu pra gerar emprego e renda, pra fazer o Brasil crescer, colocar o pobre no orçamento e pra isso tem que ter investimento público, suspender as privatizações. Os juros altos certamente se tornam um empecilho nessas políticas que o governo quer adotar e implementar.

Na questão regional, a situação do Banco do Nordeste foi pautada com intuito de organizar e mobilizar a categoria para se posicionar contra a manutenção de bolsonaristas em cargos de gerência no banco, que mantém uma política de medo e assédios. É preciso cobrar e pressionar, buscando uma interlocução que tenha como objetivo a defesa do banco público, fortalecendo a atuação do BNB no desenvolvimento do nordeste e na redução de desigualdades.

O presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos Silva, destacou a importância da participação no encontro da direção da Fetrafi/NE pela possibilidade de intercambio, troca de experiências e aprendizado sobre o que está acontecendo e sendo realizado em regiões distintas. “Essa possibilidade de saber o que está acontecendo aqui nos faz perceber a similaridade que existe nas nossas regiões. A organização é o que nos une para o enfrentamento dos desafios que estão postos”, declarou o presidente.

Tratando especificamente da Federação, foi apresentada pela equipe técnica responsável, a terceira edição da pesquisa com a categoria bancária, a ser realizada nesse semestre com bancários da região. Após duas edições que trouxeram grandes contribuições aos sindicatos do nordeste, a Fetrafi/NE reforça seu intuito de apoiar sua base sindical e de identificar as demandas e anseios da categoria.

Em alusão ao mês das mulheres, foi apresentado um vídeo com uma poesia feita em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres. “A luta das mulheres é realizada em muitas frentes, em muitos espaços. Ocupar todos os espaços que precisamos estar é difícil, mas chegaremos lá com força, luta, mas também com arte e com leveza para voar por cima de quem quer prender a gente no chão”, declarou a secretária de Assuntos da Mulher da Fetrafi/NE, Cândida Chay.

 

 

30 ANOS DA FETRAFI/NE

Durante todo o ano de 2023 a direção irá comemorar os 30 anos da Fetrafi/NE. Para isso, a marca dos 30 anos irá estampar as camisas, blusas, bolsas e materiais gráficos de todos os eventos realizados pela Federação no ano corrente. No entanto, outro trabalho que terá destaque será o lançamento do livro que contará a história da Federação. Com a intenção de resguardar a memória, tanto documental quanto fotográfica e de relatos, o livro pretende ser uma oportunidade de melhorar a compreensão de como se deu o sindicalismo e suas nuances até a formação da entidade. A previsão é que o lançamento seja realizado em meados de abril.

 

PRÓXIMOS EVENTOS

  • Conferência Regional NE

Com previsão de ser realizada em Fortaleza (CE), a Conferência Regional da Fetrafi/NE será em junho. O tema e demais informações serão definidos em reuniões futuras da direção e conselho político da Federação.

  • Congresso UNI GLOBAL

Rita Berlofa, presidenta da Uni Finanças da Uni Global Union e secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT, participou virtualmente da reunião e explanou sobre o 6º Congresso da Uni Global, que acontece entre os dias 23 e 30 de agosto, em Filadélfia, nos Estados Unidos. O Congresso tem caráter eleitoral e irá eleger todo o arcabouço diretivo da Uni Mundial, Uni Américas e a Uni Finanças. Paralelamente, e aproveitando todo o público que estará reunido no Congresso, será realizada a Conferência da Uni Mulheres. Em 2022, foi realizada no Ceará a 5ª Conferência Regional, evento preparatório para o Congresso.