Último dia da 25ª Conferência Nacional dos Bancários apresenta resultados da Consulta Nacional e aprova resoluções

Chegou ao fim a 25ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, um evento de grande relevância para o setor bancário do Brasil, que reuniu líderes sindicais, representantes de correntes políticas e economistas renomados. A Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) teve uma participação ativa ao longo dos três dias de intensa programação.

 

Consulta Nacional dos Bancários 2023

Um dos momentos marcantes do último dia de conferência foi a apresentação dos resultados da Consulta Nacional dos Bancários 2023, conduzida pela renomada economista e técnica do Dieese, Catia Toshie Uehara. Na Mesa 5, a economista teve a oportunidade de compartilhar os dados e análises obtidos por meio dessa consulta, que visa compreender as principais demandas, preocupações e perspectivas dos bancários em todo o país.

Segundo Uehara, os resultados da consulta refletem a complexa realidade enfrentada pelos trabalhadores do setor financeiro, com destaque para questões relacionadas à segurança no trabalho, condições laborais, remuneração e perspectivas de crescimento profissional, bem como percepção da categoria acerca das ações sindicais. “A consulta é fundamental porque torna-se um instrumento para a percepção dos anseios dos trabalhadores e das trabalhadoras em diversas questões, como saúde e condições de trabalho. Também recolhemos informações referentes à política econômica nacional e às ações sindicais”, explicou a economista. Cerca de 20 mil bancários responderam à Consulta Nacional.

 

União das Centrais e Correntes Políticas

A Mesa 6, que finalizou a conferência, foi dedicada às falas das centrais sindicais e correntes políticas que compõem o Comando Nacional dos Bancários. Fabiano Moura, presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco e representante da Artban, esteve presente na mesa final e afirmou que o encontro segue sendo símbolo de luta e democracia da categoria.

“Realizamos a Conferência Nacional dos Bancários e das Bancárias, onde discutimos temas de extrema relevância para a categoria. Abordamos desde a modernização e avanço tecnológico até os impactos da inteligência artificial, não apenas na vida dos cidadãos, mas também diretamente em nosso setor. Promovemos debates cruciais sobre a conjuntura nacional e internacional, fortalecendo a luta dos trabalhadores bancários diante dos desafios iminentes. Após cada encontro, reforçamos ainda mais nossa unidade e reafirmamos o poder que temos quando trocamos ideias e discutimos juntos as diretrizes para continuar nossa batalha nos estados e por todo o Brasil. É por isso que a Conferência Nacional dos Bancários segue sendo um evento símbolo para categoria e para democracia. Somente a luta nos garante!”, declarou Fabiano.

José Eduardo, presidente eleito do Sindicato dos Bancários do Ceará, ressaltou que, no seu estado, com a vitória da Chapa da recente eleição do sindicato, os bancários seguem fazendo o que é orientação do comando. “A unidade das forças e centrais construiu, novamente, uma grande representação que irá realizar a resistência e as lutas da categoria no Ceará. Já fizemos uma vez e vimos que juntos podemos centralizar nossas forças em um bem comum, visando os interesses dos trabalhadores. Apesar das divergências, a unidade e o diálogo permitem que cheguemos mais longe nas conquistas para nossa categoria. É isso que vemos lá e é isso que vemos aqui, por isso tão importante esse encontro. Viva a categoria bancária!”

 

Impacto da Fetrafi/NE

Os dirigentes da Fetrafi/NE desempenharam um papel fundamental no encontro, contribuindo para a construção de resoluções e diretrizes que guiarão a atuação dos sindicatos e entidades envolvidas. Para o presidente da Federação, Carlos Eduardo, “a presença dos dirigentes nos debates realizado pela Conferência evidencia o comprometimento da Fetrafi/NE em representar e lutar, junto aos sindicatos filiados, pelos interesses dos bancários do Nordeste. Ao contribuir para a discussão de temas cruciais, como as condições de trabalho e as perspectivas do setor, nossa federação e seus diretores demonstram sua importância como agentes da mudança e defensores dos direitos dos trabalhadores. Estamos aqui para lutar por políticas públicas que valorizem o nordeste, por melhores condições de trabalho, direitos dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou o presidente.

 

Confira as imagens das delegações do Nordeste: