Reunião da Fetrafi/NE no Piauí debate organização interna e preparativos para Conferência Regional

Seguindo um formato de rodízio, o Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) recepcionou a reunião da Executiva e Conselho Político da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), realizada entre os dias 20 e 21 de junho, em Teresina. Na pauta, temas com as Homenagens e livro comemorativo aos 30 anos da Fetrafi/NE; Atualização da Legislação Sindical; Convênio Fetrafi/NE e ANAPAR; Conferência Regional; projeto da Revista Fetrafi/NE; Projeto Vida Viva; Organização das COE’s; e contexto do Ramo Financeiro.

 

 

O presidente do SEEBF/PI e vice-presidente da Fetrafi/NE, Odaly Medeiros, ressaltou a satisfação e alegria de realizar essa reunião com a participação de todos os sindicatos filiados.

 

 

“Fizemos um debate muito rico e definimos pautas importantes para o movimento, para a categoria e para nossa Federação. Nosso debate tem como foco principal as políticas que levam melhorias para a categoria. Abrimos um debate muito importante sobre as Comissões de Empresa, Conferência Regional, entre outros temas. Quero parabenizar todos os membros de nossa federação e dizer que o Piauí sempre estará de braços abertos para recebê-los para esse debate político, que tem convergências e divergências, mas que tem um único objetivo, que é servir essa categoria que muito nos orgulha”, disse Odaly Medeiros.

 

 

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, destacou o debate sobre a organização interna, Conferência Regional Nordeste e o debate sobre a participação da Fetrafi/NE em agendas nacionais e temáticas de saúde, mulheres, segurança e convênios para melhor assessorar e acompanhar o que acontece nos fundos de pensão de bancos públicos e privados.

 

 

“Discutimos o fortalecimento da organização das COE’s, e entre muitos outros temas fundamentais. Esperamos que, como resultado, a gente tenha a reconstrução do Brasil com um movimento sindical atuante para ter uma legislação sindical que priorize o diálogo, a negociação coletiva, a liberdade e autonomia sindical e o respeito à contribuição que os trabalhadores dão para o desenvolvimento do país”, afirmou Carlos Eduardo.

 

 

O Secretário Geral da Contraf-CUT, Gustavo Tabatinga, participou da reunião e também frisou a importância dos temas debatidos. “Definimos os rumos de nossa Conferência Regional Nordeste, debatendo aqui o temário, os convidados, os critérios de participação. Também foi debatida uma nova reorganização das Comissões de Empresa para o Nordeste. Apontamos aqui novos rumos para a luta dos trabalhadores bancários de toda a região Nordeste”, avaliou Gustavo Tabatinga.

 

 

A Secretária de Finanças da Fetrafi/NE, Sandra Trajano, frisou a importância do debate priorizando a unidade nacional, a sintonia e o sentimento de pertencimento de todos os sindicatos membros.

 

“Estamos num ano sem negociações financeiras, mas com temas e lutas na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras bancárias. Vamos encaminhar as mesas, e essa reunião tem esse debate de está em plena discussão com a nacional nas mesas temáticas. Trazer essas reuniões para os estados tem fortalecido isso. É muito importante que cada estado que faz parte da Fetrafi Nordeste se sinta parte desse todo, para que a gente continue nessa luta em defesa de nossos direitos”, conclui Sanda Trajano.

 

 

 

 

 


Fonte: João Henrique Vieira (SEEBF/PI)