Livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro” é lançado na XII Conferência Regional, em Fortaleza

Na tarde de hoje (30/6), durante a XII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), foi realizado o aguardado lançamento do livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, de autoria de Márcio de Oliveira Rodrigues e coautoria de Carlos Eduardo Bezerra Marques. A obra, que tem como objetivo resgatar a história da entidade, relacionando e destacando momentos cruciais da luta dos trabalhadores no Brasil, principalmente no setor bancário, foi apresentada em um evento marcado por emoção e engajamento.

Nos três primeiros capítulos, o livro faz um resgate histórico, documental e do processo de construção da classe trabalhadora do Mundo e do Brasil, situando o leitor em uma trajetória essencial para compreender os desafios enfrentados pelos trabalhadores ao longo dos anos. Em seguida, nos dois capítulos seguintes, a obra destaca a fundação da entidade que deu origem à Fetrafi/NE, a FETEC-CUT/NE, e a sua importância fundamental em combater o peleguismo que se instalou no país após o golpe de 1964. Nesse período conturbado, as lideranças foram destruídas, a luta foi solapada e as entidades de base, os Sindicatos, foram tomados de assalto, retirando dos representados do ramo financeiro o direito legítimo à luta e substituindo seus verdadeiros representantes por dirigentes contaminados pelo interesse do capital.

Um dos pontos destacados na obra é a forma como a classe trabalhadora reagiu aos dois últimos golpes perpetrados no Brasil, em 1964 e 2016. Através da organização e da luta, reunida em entidades sindicais combativas, como a Fetrafi/NE, a defesa da democracia foi mantida viva, mesmo diante das adversidades. O livro ressalta a importância dessas entidades na preservação dos direitos e na construção de um caminho que estimule a construção de um acervo histórico, para que as gerações futuras tenham acesso à memória da luta dos trabalhadores.

Outro destaque presente na obra é a atuação da Fetrafi/NE em nível global, ao se associar a entidades como a CONTRAF-CUT e a UNIGlobal. Essa associação permitiu a ampliação da luta, a troca de experiências e o fortalecimento da causa trabalhista em diferentes partes do Brasil e no mundo. Exemplos de lutas em comum são apresentados no livro, bem como a realização de conferências no Nordeste, que se tornaram espaços de debates e mobilização em prol dos direitos da categoria bancária.

O lançamento do livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro” representa um marco importante na história da entidade. Além de resgatar as origens e os momentos decisivos da luta dos trabalhadores, a obra reafirma a importância da memória coletiva na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O livro estimula a reflexão sobre a importância da luta de todos que fazem parte da Fetrafi/NE, reafirmando o compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas e o fortalecimento da democracia.

Com o lançamento desta obra literária, a Fetrafi/NE consolida-se como uma entidade que reconhece sua história e se mantém firme na defesa dos interesses da categoria bancária e da classe trabalhadora em geral. A expectativa é de que o livro sirva como um instrumento de inspiração para as gerações presentes e futuras, reafirmando a importância da luta sindical como forma de transformação social.

A XII Conferência Regional da Fetrafi/NE continua com uma extensa programação que reúne uma centena de delegados e delegadas sindicais do ramo financeiro do nordeste, promovendo debates e discussões sobre os desafios atuais e futuros da classe trabalhadora.

Clique abaixo e faça o download do livro:

LIVRO 30 anos Fetrafi-NE Luta e Transformacão Sindical do Ramo Financeiro