Presença brasileira é destaque com mensagem de Lula em último dia do 6º Congresso Global Union

O 6º Congresso da Uni Global Union chegou ao seu último dia, marcando o término de cinco dias de debates e discussões entre líderes sindicais de várias partes do mundo. Iniciado em 26 de agosto, o evento contou com uma destacada participação da delegação brasileira, composta por diretores da Contraf-CUT e da Fetrafi/NE, que contribuíram de maneira significativa para as deliberações ao longo do congresso.

O ponto culminante da sessão de encerramento foi o debate acerca do tema “Paz, Democracia e Direitos Humanos”. O vice-ministro do Trabalho da Colômbia, Edwin Palma Egea, abriu a sessão com um discurso que ressaltou os desafios e a importância de preservar os direitos fundamentais em um mundo em constante mudança.

Ainda nesta sessão, a destacada presença da delegação brasileira foi realçada pela mensagem especial do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lida por Juvândia Moreira, presidenta da Contraf-CUT. Em sua mensagem, o presidente Lula enfatizou a unidade da linguagem dos trabalhadores como uma ferramenta de luta contra a opressão e a desigualdade. “Nessa casa falamos todos a mesma linguagem: a linguagem do trabalhador. É ela que expressa a luta das pessoas oprimidas, é ela que com suas canções de igualdade, embala sonhos de uma vida digna e um futuro melhor.” Lula relembrou o apoio da Uni Global Union na ocasião de sua injusta prisão, em meados de 2018. “Foi com essa linguagem universal que a UNI Global Union, em 2018, fez um chamado internacional pela minha liberdade. Naquele ano eu estava preso, vitimado pela maior injustiça política e judiciária da história brasileira e que o nosso povo trabalhador já sofreu”

“Representar essa mensagem do Presidente Lula é motivo de grande emoção porque evidencia o poder que tem o povo trabalhador quando se une por um objetivo comum de justiça, igualdade e direitos”, afirmou Juvândia Moreira, sublinhando a força coletiva dos trabalhadores.

Na parte da manhã, uma sessão se concentrou na responsabilidade corporativa, com destaque para um painel que explorou as estratégias dos trabalhadores para garantir o respeito aos direitos laborais por parte das empresas. À tarde, a atenção se voltou para a sessão “Unidos por um Mundo Sustentável”, que se debruçou sobre as implicações das mudanças climáticas e as transições justas para os trabalhadores em diversos setores.

Após os debates, foi realizada a eleição do novo corpo diretivo da Uni Global Union, marcando um momento crucial na liderança da organização. A cerimônia de encerramento ofereceu a oportunidade de expressar gratidão aos sindicatos da Filadélfia e dos EUA pelo caloroso acolhimento aos participantes do congresso.

Segundo o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, a participação e envolvimento da delegação do nordeste no 6º Congresso da Uni Global Union trouxeram um enriquecimento singular para cada dirigente. Cada membro dessa delegação, com sua perspectiva única, está preparado para levar de volta aos seus estados um conjunto valioso de conhecimentos globais sobre temas que é debatido, habitualmente, em âmbito local.

“Nesses cinco dias intensos de debates e trocas de ideias, os tópicos discutidos mergulharam profundamente em questões cruciais que não só influenciam o cenário atual, mas também estabelecerão os contornos das relações trabalhistas e da sociedade como um todo no futuro. A participação da delegação do nordeste somente enriquecerá cada sindicato, infundindo as ideias discutidas aqui”, destaca Carlos Eduardo.

O 6º Congresso da Uni Global Union deixa uma forte sensação de comprometimento com os direitos trabalhistas, a justiça social e um mundo mais sustentável. Esse intercâmbio global de perspectivas, promovido pela presença ativa da região nordeste, contribui para um entendimento mais amplo e diversificado das problemáticas discutidas, reforçando o compromisso com a busca por soluções mais justas e eficazes em níveis locais e globais.