6º Conferência Uni Global: Delegação brasileira participa de “Justice rally”, protesto de rua por justiça

Um marco no movimento sindical global foi registrado hoje nas ruas de Filadélfia. Aproximadamente mil sindicalistas, vindos de 109 países para o 6º Congresso Mundial da UNI Global Union, caminharam ombro a ombro com trabalhadores locais da 32BJ SEIU, demandando contratos justos para faxineiros cujo acordo expira em 15 de outubro.

A delegação brasileira, composta por membros da Fetrafi/NE e Contraf-CUT, esteve presente na marcha e compartilharam suas observações acerca da experiência de um movimento de rua, por direitos, longe de sua terra natal.

 

Declaração de Solidariedade

Márcio dos Anjos, presidente do sindicato dos bancários de Alagoas, compartilhou suas reflexões: “Como representante dos trabalhadores bancários de Alagoas, estou honrado por estar aqui em solidariedade com colegas de todo o mundo. A luta deles reflete nossos próprios desafios e a importância de união.”

Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, acrescentou: “A marcha de hoje é um símbolo do poder da união. Nós, como representantes dos bancários da Paraíba, estamos aqui para mostrar que a luta por justiça transcende fronteiras.”

 

Olhares Além das Fronteiras

Carlos Eduardo, presidente da Fetrafi/NE, expressou seu apoio: “Esta marcha representa um momento crítico não apenas para os trabalhadores de Filadélfia ou dos Estados Unidos, mas para trabalhadores ao redor do mundo. É uma poderosa lembrança de que a luta pelos direitos dos trabalhadores não conhece fronteiras. Portanto, não é apenas um ato local, mas uma chamada global para a justiça social e trabalhista, uma chamada que encontra ressonância em terras brasileiras.”

 

Juntos Rumo ao Futuro

Odaly Medeiros, presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí, encerrou com esperança: “Estamos aqui para somar nossas vozes ao coro global de trabalhadores que buscam igualdade e equidade. Que esta marcha inspire futuras gerações e solidifique nosso compromisso com um mundo mais justo.”

 

À medida que o 6º Congresso Mundial da UNI Global Union avança, a delegação brasileira se empenha na discussão de temas cruciais para a classe trabalhadora e para o setor financeiro. Com a proximidade do encerramento das programações, as expectativas crescem em relação ao impacto das deliberações e decisões tomadas na vida dos trabalhadores em todo o mundo.