Novo presidente do BNB recebe entidades sindicais bancárias do Nordeste

 

Na última segunda-feira (17), o novo presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, recebeu representantes das entidades sindicais bancárias do Nordeste filiadas à Fetrafi/NE (sindicatos dos bancários de Alagoas, Cariri, Campina Grande, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí), assessorados pelos dirigentes que estão na Comissão Nacional do BNB, juntamente com o deputado federal Carlos Veras (PT/PE). O encontro foi considerado uma abertura de diálogo entre os representantes dos funcionários e a nova gestão do banco de desenvolvimento regional.

Segundo o presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, a agenda foi uma importante oportunidade de estreitar laços entre as entidades sindicais e a presidência do banco. “Foi um momento de registrar demandas como a defesa de políticas públicas para valorizar o Banco do Nordeste como um banco público, para reforçar o apoio à redução de desigualdade, à agricultura familiar, ao crédito, ao desenvolvimento das micro e pequenas empresas, a contratação de funcionários com concursos públicos e o aumento de agências”, afirmou o presidente.

Para Carlos Eduardo, o histórico político de Paulo Câmera muito tem a contribuir para uma boa gestão à frente do BNB. “Paulo foi governador de Pernambuco duas vezes, teve convivência com os governadores do consórcio do Nordeste, conhece o Nordeste profundamente, então nesse sentido, ao assumir a presidência, valoriza muito o BNB na interlocução com ministérios, no diálogo com outros governadores e com o estado brasileiro.”

“Para quem é nordestino, como eu, a sigla BNB é sinônimo de credibilidade, solidez e qualidade. Ter apoio do Banco do Nordeste é garantia de um parceiro forte para estados, municípios, organizações sociais, agricultores e empreendedores de uma maneira geral”, afirmou o presidente Paulo Câmara.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Fabiano Moura, qualifica como positiva a reunião das entidades com o presidente do banco. “Fomos muito bem recebidos e na pauta ficou bem definido que será uma gestão de diálogo com as entidades sindicais, promovendo a valorização dos funcionários e que possamos envolver todos os trabalhadores bancários(as) no processo de desenvolvimento do nordeste e do país, sempre valorizando e fortalecendo os direitos trabalhistas”, declarou o Fabiano.

O secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Gustavo Tabatinga Jr, avalia com otimismo a mudança na gestão do BNB.  “E, como movimento sindical e que representa os trabalhadores e trabalhadoras do banco, continuaremos atentos a todas as decisões que dizem respeito à categoria”, destacou.