Fetrafi/NE participa do 6º Congresso da UNI Global Union e de Conferência Mundial da Uni Finanças

A cidade da Filadélfia, na Pensilvânia, Estados Unidos, se prepara para receber um encontro de proporções globais que promete moldar o futuro das lutas sindicais e trabalhistas em todo o mundo. Sob o lema “Crescendo Juntos”, o 6º Congresso da UNI Global Union está marcado para ocorrer entre os dias 27 e 30 de agosto, e contará com a participação ativa dos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Nordeste (Fetrafi/NE).

Este congresso, considerado um dos eventos mais significativos no cenário sindical internacional, tem como objetivo central a definição de pautas de luta e a eleição da nova diretoria da UNI Global Union para os próximos quatro anos. Com a presença de representantes de mais de 150 países, espera-se que as discussões abranjam uma série de tópicos cruciais para o futuro dos trabalhadores e trabalhadoras ao redor do mundo.

Os eixos de discussão definidos para o congresso deste ano abrangem temas das seguintes áreas:

  • Organização e negociação coletiva;
  • Economia global inclusiva;
  • Direitos humanos, democracia e justiça racial;
  • Saúde e segurança;
  • Crise climática.

Carlos Eduardo, presidente da Fetrafi/NE, destacou a importância da participação brasileira no evento, visto que a quantidade de trabalhadores no setor financeiro no Brasil tem desempenhado um papel organizador notável, especialmente por meio da negociação coletiva, que é um exemplo para o país e para outras nações. A delegação do Nordeste chega com sua representação mais abrangente na história, com representantes do Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará e Pernambuco, juntamente com representantes sindicais de todo o Brasil. “Nós trazemos a experiência brasileira e, com certeza, levaremos conosco nossas próprias experiências dentro desse debate internacional, que podem fortalecer ainda mais a organização no Brasil. Um sindicato forte é a garantia da capacidade de defesa dos direitos dos trabalhadores” finalizou Carlos Eduardo.

Um destaque especial vai para a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), uma das maiores entidades filiadas à UNI Global Union em escala mundial. A participação ativa da entidade é fundamental para representar os interesses dos trabalhadores brasileiros no cenário global e para fortalecer as lutas por condições de trabalho justas e dignas.

Representando a entidade, o secretário-geral, Gustavo Tabatinga, afirma que a participação na conferência demonstra uma reafirmação da postura brasileira de que “os bancos devem assumir responsabilidades sociais na alocação de seus recursos financeiros. Não é viável que eles continuem a financiar, por exemplo, a devastação em curso na Amazônia, ou as alterações climáticas resultantes da queima de combustíveis fósseis. Além disso, nossa contribuição é significativa ao debater as profundas transformações que o capital e as instituições bancárias têm promovido no âmbito da digitalização de suas transações e atividades financeiras”, destacou o secretário.

Para Gustavo, a preparação dos brasileiros para um novo modelo de organização laboral é crucial, aproveitando de maneira benéfica o potencial da inteligência artificial. Isso visa sempre alicerçar uma sólida organização com alta filiação, como forma de enfrentar os desafios impostos pelo capital.

 

CONFERÊNCIA MUNDIAL DA UNIFINANÇAS

Antecedendo o Congresso, a Conferência Mundial da Uni Finanças foi realizada durante esta quinta-feira, 24. Na ocasião, a brasileira Rita Berlofa, presidenta da Uni Finaças, recebeu uma homenagem em reconhecimento por seu trabalho à frente de duas gestões. Rita, que por motivos de saúde não pode estar presente no evento, conclui, neste momento, seu segundo mandato. Por esse motivo, a Contraf-CUT recebeu uma comenda enaltecendo o brilhante trabalho realizado por Rita Berlofa com presidenta nos últimos anos.

Ainda na ocasião, Neiva Ribeiro, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, foi eleita para o cargo de vice-presidenta da Uni Finanças Mundial, e em sua fala demonstrou que seu mandato deve ter uma pauta mais representativa para as américas. A italiana Ana Maria Romano foi eleita à presidência e substituirá a Rita Berlofa.

Gustavo Tabatinga representou a Contraf-CUT palestrando em um painel internacional sobre a Digitalização do Sistema Financeiro, apresentando um modelo de digitalização que é um dos mais avançados no mundo referente ao tema.

A delegação brasileira foi ao palco e emocionou por sua grande representatividade no campo do setor financeiro.

 

UNI GLOBAL UNION

A UNI Global Union, uma entidade que representa mais de 20 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo, desempenha um papel vital na defesa dos direitos e interesses desses profissionais. Com a presença de sindicatos de diversos setores, a UNI busca criar um ambiente mais justo e seguro para a força de trabalho global, promovendo debates e ações conjuntas para enfrentar os desafios do século XXI.

Vale ressaltar que o 6º Congresso da UNI Global Union acontece imediatamente após a 6ª Conferência Mundial de Mulheres, agendada para os dias 25 e 26 de agosto, na mesma cidade. Essa sequência de eventos reflete o compromisso da UNI em abordar não apenas as questões trabalhistas, mas também as desigualdades de gênero e a inclusão de mulheres em todos os níveis da sociedade.

À medida que o 6º Congresso da UNI Global Union se aproxima, as expectativas aumentam quanto ao impacto que as deliberações e decisões tomadas terão sobre a vida dos trabalhadores e trabalhadoras em todo o mundo. Os sindicatos da Fetrafi/NE estarão presentes e atuantes, levando as vozes e as preocupações dos trabalhadores brasileiros para as mesas de discussão internacionais, com a esperança de construir um futuro mais justo e igualitário para todos.

 

Confira a galeria de imagens: