Em evento com Fetrafi/NE, Oposição Bancária do Maranhão debate necessidade de retorno à unidade nacional

Nos dias 25 e 26 de janeiro de 2023, ocorreram reuniões entre a Oposição Bancária do Maranhão e a FETRAFI/NE. A categoria bancária do Maranhão foi convidada a participar, no dia 25 de janeiro de 2023, de um momento desses encontros, que foi transmitido e está disponível no Canal da Oposição Bancária no YouTube (https://youtu.be/9SODMZvE3yw).

A mesa foi composta pelo Diretor da Contraf-CUT, Reginaldo Asckar; do Presidente do Conselho Fiscal da Previ, José Eduardo; do Presidente da Fetrafi NE, Carlos Eduardo; e do Secretário Geral da Fetrafi NE, Lindojonson Almeida. Na ocasião, também houve a participação de Anderson Lindoso, representando o Vice-governador do Estado do Maranhão, Felipe Camarão, que reafirmou o compromisso do vice-governador para com a causa trabalhista. Lindoso também vislumbrou uma retomada da valorização dos trabalhadores a partir de 2023, através do trabalho do Presidente Lula (PT).

Durante os encontros que aconteceram, foi apresentada e debatida a retrospectiva dos principais acontecimentos do desgoverno Bolsonaro, que impactaram direta, indireta e negativamente a classe trabalhadora brasileira, principalmente a categoria bancária. Além disso, houve debates sobre a reforma trabalhista e previdenciária, com destaque na terceirização da atividade fim (caso Santander), bem como o processo de pejotização dos empregados, com perdas significativas de direitos constitucionais (13º salário, férias, licenças, etc).

Por fim, foi debatido sobre a enorme importância da categoria bancária maranhense retornar para a unidade nacional, como forma inserção dos bancários locais em todos os ganhos obtidos pela categoria, em âmbito nacional, como o caso da CCV, da CEF, no qual os bancários da CEF do Maranhão estão sem esse direito conquistado.

 

Fonte: Oposição Bancária do Maranhão