Direção da Fetrafi/NE prepara-se para Conferências Regional e Nacional – Confira datas

A sede da Fetrafi/NE, em Recife-PE, foi o local escolhido para sediar a primeira reunião da direção executiva em 2024, nos dias 22 e 23 de fevereiro. Durante o encontro, os dirigentes sindicais abordaram diversas pautas como a Campanha Nacional dos Bancários, a Conferência Regional da Fetrafi/NE, o Comitê de Luta da Federação, e eleições, incluindo as relacionadas à Cassi, ao Conselho Administrativo da Caixa e ao Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Maranhão.

 

PUBLICAÇÕES

No primeiro dia da reunião, realizada na tarde do dia 22 de fevereiro, foi apresentado o livro físico intitulado “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, de autoria de Márcio de Oliveira Rodrigues e Carlos Eduardo Bezerra Marques. A obra tem como objetivo resgatar a história da entidade, destacando momentos cruciais da luta dos trabalhadores no Brasil, especialmente no setor bancário.

Para o presidente da Federação e coautor do livro, Carlos Eduardo, o registro histórico não apenas fornece material para pesquisa, mas também é crucial para que todos os bancários da região nordeste tenham acesso ao desenvolvimento da luta e à construção da história dos 30 anos da federação. “O livro desempenha um papel fundamental ao imortalizar na história a luta incansável dos bancários do nordeste”, declarou o presidente.

Além disso, foi lançada a primeira edição da “Revista Bancários do Nordeste”, uma iniciativa aprovada durante a reunião de direção em Campina Grande, em 2023. A revista piloto oferece um resumo abrangente de todas as atividades acompanhadas pela federação ao longo do último ano, incluindo reuniões itinerantes, o congresso internacional da UniGlobal Union, a Conferência Nacional dos Bancários, a defesa dos Bancos Públicos, entre outras atividades. Exemplares dos dois materiais foram distribuídos aos diretores presentes.

 

PRÓXIMOS DESAFIOS: CONFERÊNCIA REGIONAL E NACIONAL

Os sindicatos têm até o dia 27 de abril para realizarem assembleias visando a eleição de seus delegados para a 13ª Conferência Regional da Fetrafi/NE e atualização da minuta de reivindicações, que conste temas atualizados como reforma trabalhista, reforma da previdência, (des)governo Temer e Bolsonaro. A Conferência está marcada para ocorrer em Recife, no Mar Hotel – Boa Viagem, nos dias 3, 4 e 5 de maio. O encontro elegerá os representantes que participarão da 26ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizado de 7 a 9 de junho, em São Paulo. Os Congressos dos Bancos Públicos ocorrerão no decorrer de junho. Estes eventos representam oportunidades para a discussão e definição de diretrizes que impactarão diretamente a atuação dos sindicatos e a representação dos trabalhadores no setor financeiro.

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADES E PRESTAÇÃO DE CONTAS

No dia 23 de fevereiro, durante o segundo dia da Reunião na sede da Fetrafi/NE, a diretoria executiva esteve presente para a apresentação do relatório de atividades e prestação de contas. O contador da entidade, Tulio Correia, e a secretária de Finanças, Sandra Trajano, lideraram a exposição, que recebeu aprovação unânime dos presentes.

Sandra Trajano destacou a adaptação contábil da Federação às transformações do cenário nacional, especialmente após a reforma trabalhista e os desafios impostos pela pandemia. As finanças da Federação foram consolidadas para oferecer suporte, respaldo e fortalecimento às atividades sindicais, especialmente no que diz respeito à condução da política sindical.

A secretária enfatizou o compromisso da Federação em apoiar, tanto financeira quanto politicamente, os comitês de luta. A Federação assumiu a responsabilidade de respaldar esses comitês, tornando-os veículos fundamentais para a execução de uma política sindical mais pura e abrangente. “Os comitês de luta desempenham um papel crucial na divulgação, tanto para a categoria quanto para a sociedade em geral, sobre a importância de compreender os impactos das políticas fiscal, econômica, além das reformas tributárias e previdenciárias, na vida da população”, declarou a secretária.

Sandra ressaltou que esse tem sido o principal foco e apoio da Federação, visando preparar os sindicatos para um desafio significativo em 2024: a renovação da convenção coletiva. Ao fazê-lo, a entidade reforça seu compromisso não apenas com a estabilidade financeira, mas também com a defesa dos interesses da categoria diante das transformações legislativas e econômicas.

Confira imagens