Fetrafi/NE irá participar da Plenária da Oposição Bancária do MA

Os desafios de 2022 para categoria bancária do Maranhão serão debatidos no próximo dia 16 de dezembro, quinta-feira, em plenária organizada pela Oposição Bancária do Maranhão.

Com presença confirmada no evento, o secretário de organização e política da Contraf-CUT, Carlindo Abelha, afirma ser de extrema importância para a categoria bancária do estado do MA, a realização dessa plenária no contexto atual. Com o evento, poderá ser demonstrado para todos os trabalhadores bancários que existe uma alternativa, uma forma diferente de buscar seus direitos e uma melhor qualidade de vida para os bancários do estado. “Há muitos anos os bancários do MA vêm sendo enganados e enrolados por essa turma que está na atual diretoria do sindicato, que efetivamente não representa, não senta à mesa de negociação, não negocia com nenhum banco e só transfere a sua incompetência e irresponsabilidade acusando a nossa federação e confederação de não saber negociar”, afirma o secretário.

Para Jacilene Cavalcante, que concorreu nas últimas eleições do Sindicato dos Bancários do MA como candidata a presidente, a plenária representa a força da oposição em continuar sua luta pelo fim do isolamento da categoria bancária quando se trata de assuntos nacionais da categoria. “Precisamos colocar os bancários maranhenses novamente no debate nacional. A diretoria do SEEB-MA, que está há 20 anos no sindicato, adotou uma política de isolamento que provocou a saída do MA do contexto do movimento bancário nacional e isso é extremamente danoso para nós, para a discussão de nossas pautas e defesa de nossas lutas.”

A secretária de finanças e também coordenadora da COE (Comissão de Organização dos Empregados) pela Fetrafi/NE, Sandra Trajano afirma que tanto a plenária quanto outros encontros são importantes para a promoção da conscientização política dos bancários e bancárias das pautas e lutas contra todos os ataques que o sistema financeiro os submete. É, também, um importante espaço para reafirmar a defesa dos bancos públicos e, principalmente, debater a questão política do Brasil, que enfrenta um governo maléfico a todos os trabalhadores e trabalhadoras do país. “Por isso nosso trabalho tem também, como objetivo, dar continuidade à oposição bancaria no maranhão, com esse intuito de continuar na luta pela conscientização política da base”, disse Sandra.

O evento terá início às 19h do dia 16 de dezembro, e poderá ser acompanhado através das transmissões pelas redes da federação (Facebook, Youtube e Twitter)