Emir Sader ministra formação política de 9 a 13 de setembro em sindicatos filiados

Nesta segunda-feira, 9, inicia-se um ciclo de debates e formação política com o sociólogo Emir Sader nos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste – Fetrafi/NE. A iniciativa da Federação parte da importância de, na atual conjuntura do país, organizar, fortalecer e apoiar os sindicatos filiados no debate com sua base bancária. Com o tema O Brasil e o Mundo no Séc. XXI – situação atual e perspectivas, o sociólogo irá visitar, até sexta-feira, 13, os sindicatos do Cariri, Piauí, Campina Grande e Paraíba, sendo o primeiro dia no Sindicato dos Bancários do Ceará.

Durante a abertura, o secretário geral da CONTRAF-CUT, Gustavo Tabatinga, aproveitou para mencionar a importância da unidade entre as centrais construída no Ceará para a eleição do sindicato. Acredita ser um exemplo para outros movimentos sindicais no Brasil, na medida em que as quatro centrais (CUT, CTB, Conlutas e Intersindical) superaram as diferenças, uniram-se e estão na luta para resistir, organizar e superar os próximos anos de chumbo. O diretor de formação do Sindicato dos Bancários do Ceará, Gabriel Mota Rochinha, agradeceu e parabenizou o sindicato por já iniciar a gestão com uma formação política, tão necessária nessa conjuntura política atual.

FORMAÇÃO POLÍTICA

O sociólogo Emir Sader preparou uma programação que contempla manhã e tarde, englobando temas como O Mundo e o Brasil no séc. XXI; neoliberalismo no Brasil; governos anti-neoliberais; a restauração neoliberal; situação atual e perspectivas do para o Brasil.

“Estamos circulando por vários locais do país para discutir e entender essa virada de direita no mundo que acabou desembocando em um governo extremista no Brasil. Entender em que condições foi possível, quais elementos de força e de fraqueza tanto deles quanto do nosso campo da esquerda para poder reformular as nossas formas de atuação, as nossas argumentações, e poder reconquistar a maioria política indispensável para o Brasil voltar a ser um país democrático”, relatou Emir Sader.

Na ocasião, os participantes puderam adquirir o livro de autoria do sociólogo: “Lula e a esquerda do Séc. XXI – neoliberalismo e pós-neoliberalismo no Brasil e na América Latina”, da editora LPP/UERJ.

Carlos Eduardo, presidente da Fetrafi/NE, destaca a importância da formação e dos temas abordados para a construção de luta dos sindicatos. “Esse processo permite que a Federação possa atender e apoiar o conjunto dos seus sindicatos filiados. A experiência veio de uma iniciativa que houve do sociólogo Emir Sader no Sindicato de Pernambuco. Logo após, articulamos regionalmente através da Federação e ainda tem uma data pra negociar este evento para o Sindicato dos Bancários de Alagoas, para que possibilitemos que todos os nossos sindicatos tenham acesso ao processo de formação política e mobilização da nossa categoria.”