XII Conferência Regional da Fetrafi/NE inicia com debates, lançamento de livro dos 30 anos e homenagens a diretores(as)

A XII Conferência Regional da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) teve seu início no último dia 30 de junho, reunindo delegados e delegadas dos sete sindicatos que compõem a base da Federação. O evento busca discutir temas relevantes para a categoria bancária e fortalecer a luta sindical na região.

No primeiro dia do evento, destacaram-se as mesas de debate e as homenagens aos diretores e diretoras que contribuíram para a história da Fetrafi/NE. O evento contou com a presença de convidados ilustres, como Márcio Monzane, secretário regional da UNI Américas, e Juvândia Moreira Leite, presidenta da CONTRAF-CUT.

A mesa de debate teve início com a participação de Márcio Monzane, que abordou a Conjuntura Internacional e a importância dos bancários do Nordeste nas lutas sindicais pelo mundo. Em sua fala, Monzane destacou a necessidade de fortalecer os laços entre os trabalhadores bancários e sindicatos internacionais, visando ampliar a solidariedade e a troca de experiências no enfrentamento aos desafios impostos pelo sistema financeiro globalizado.

Em seguida, Juvândia Moreira Leite, presidenta da CONTRAF-CUT, trouxe à tona a importância da sustentação das entidades sindicais e como elas têm sido alvo de ataques visando enfraquecer o movimento sindical. Ela ressaltou que a reforma sindical em debate visa fortalecer o movimento e sua luta, garantindo recursos para defender questões essenciais como empresas públicas, empregos, saúde, educação e o Estado como um todo.

Após as mesas de debates, o evento foi marcado pelo lançamento do livro “30 anos Fetrafi/NE – Luta e Transformação na Representação Sindical do Ramo Financeiro”, escrito por Márcio de Oliveira Rodrigues e coautoria de Carlos Eduardo Bezerra Marques. A obra celebra os 30 anos da Federação e retrata sua trajetória de luta e transformação em prol dos direitos dos trabalhadores bancários.

Para encerrar o primeiro dia do evento, foi realizada uma emocionante homenagem aos diretores e diretoras que desempenharam papéis fundamentais ao longo da história da Fetrafi/NE. Esses líderes sindicais foram reconhecidos por sua incansável luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora e pela consolidação da democracia nas relações laborais.

A programação da XII Conferência Regional da Fetrafi/NE seguirá durante o sábado, 1º de julho, com a continuação dos debates e a discussão de temas como a importância da baixa dos juros do Banco Central e a defesa dos bancos públicos e com a eleição dos delegados e delegadas para a Conferência Nacional dos bancários, a ser realizada em agosto.