Trabalhadores de bancos privados definem prioridades para a Campanha Nacional 2026 em encontros nacionais

Encontros nacionais realizados nesta sexta-feira (19), em São Paulo, debateram conjuntura política, reestruturação dos bancos, emprego, saúde e os impactos das novas tecnologias sobre o trabalho bancário

Representantes dos trabalhadores do Santander, Bradesco e Itaú-Unibanco da Fetrafi/NE e todo o país se reuniram nesta sexta-feira (19), em São Paulo, para os encontros nacionais que definiram as prioridades da categoria para a Campanha Nacional dos Bancários 2026. As atividades integram o calendário preparatório da 28ª Conferência Nacional dos Bancários e reuniram dirigentes sindicais, membros das comissões de organização dos empregados (COEs), assessorias técnicas e representantes das entidades do movimento sindical bancário.

Ao longo do dia, os debates tiveram como eixo central os impactos das transformações em curso no sistema financeiro, as mudanças no mundo do trabalho, a defesa do emprego bancário, as condições de trabalho, a saúde dos trabalhadores e a construção das pautas específicas que serão apresentadas às instituições financeiras.

Conjuntura política e desafios para a categoria

A análise da conjuntura política, econômica e social esteve presente nos três encontros. Os dirigentes destacaram a importância das eleições de 2026 para os trabalhadores, os desafios da Campanha Nacional e a necessidade de ampliar a mobilização em defesa dos direitos da categoria.

No encontro do Santander, a vereadora de São Paulo, Luna Zarattini (PT), abordou temas como a ampliação dos direitos sociais, a valorização do trabalho, a tributação da renda e a importância da organização popular para a conquista de avanços sociais. Já nos encontros do Bradesco e do Itaú, dirigentes sindicais e representantes do movimento bancário discutiram os desafios da categoria diante do cenário econômico e político nacional.

Reestruturação, tecnologia e emprego em debate

As transformações promovidas pelos bancos e seus impactos sobre os trabalhadores foram um dos principais temas discutidos durante os encontros.

No Santander, estudos apresentados pelo Dieese apontaram que a instituição mantém elevados índices de rentabilidade ao mesmo tempo em que intensifica processos de digitalização, fechamento de unidades e redução de postos de trabalho. As análises também destacaram o avanço da terceirização e a transferência de atividades para empresas do conglomerado que não integram a categoria bancária, reduzindo direitos e ampliando a precarização das relações de trabalho.

No Itaú-Unibanco, o foco esteve nos efeitos da reestruturação do banco e na expansão do uso da inteligência artificial e de novas tecnologias. Os participantes discutiram os impactos dessas mudanças sobre a organização do trabalho, a manutenção dos empregos, a sobrecarga de tarefas e a saúde dos trabalhadores.

Já no encontro do Bradesco, a análise dos números da instituição serviu de base para os debates sobre as condições de trabalho, os desafios enfrentados pelos empregados e a construção das reivindicações específicas para o próximo período.

Saúde e condições de trabalho seguem entre as prioridades

Outro tema comum aos três encontros foi a preocupação com a saúde física e mental dos trabalhadores. Dirigentes e participantes destacaram que a combinação entre redução de quadros, aumento das metas, ampliação das atribuições e processos de reestruturação tem provocado impactos diretos nas condições de trabalho da categoria.

A defesa do emprego, o combate ao adoecimento, a melhoria das condições de trabalho e a valorização dos bancários foram apontados como prioridades para a Campanha Nacional 2026.

Construção das pautas específicas

Durante os encontros, os representantes dos trabalhadores também consolidaram as propostas que irão compor as minutas específicas de reivindicações de cada banco.

No Santander, as discussões resultaram na definição de uma pauta voltada para temas como saúde, emprego, condições de trabalho e fortalecimento do Acordo Coletivo de Trabalho. No Bradesco, os participantes revisaram a minuta específica dos funcionários do banco, enquanto no Itaú foram debatidas as propostas aprovadas nos encontros estaduais e regionais que servirão de base para as negociações nacionais.

Os encaminhamentos aprovados nesta sexta-feira serão levados para a 28ª Conferência Nacional dos Bancários, instância responsável por consolidar as prioridades da categoria e definir a pauta que orientará a Campanha Nacional 2026.

Unidade para enfrentar os desafios do setor

Os encontros reforçaram a avaliação de que as transformações em curso no sistema financeiro exigem organização e unidade da categoria para enfrentar temas como digitalização, inteligência artificial, terceirização, fechamento de unidades, redução de postos de trabalho e defesa dos direitos históricos dos bancários.

A expectativa das entidades representativas é que as pautas construídas nos encontros nacionais fortaleçam o processo de negociação com os bancos e contribuam para a ampliação das conquistas da categoria nos próximos anos.

Confira a participação do Nordeste na galeria abaixo: