Tem início o X Congresso Regional da Fetrafi/NE nessa sexta-feira, 30

Começou, na noite dessa sexta-feira, 30, o X Congresso Regional da Fetrafi/NE. Com o tema “Vida é Luta”, o evento é realizado de forma virtual, por razão da pandemia do novo coronavírus. A conferência tem como objetivo debater os itens da pauta e eleger os delegados para Conferência Nacional dos Bancários.

A mesa de abertura foi composta pelos presidentes dos sindicatos filiados à Federação, a presidente da Contraf- CUT, Juvândia Moreira, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e o coordenador geral do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas fazendo análise de conjuntura.

O governador do Piauí, que participou no mesmo dia de um encontro do Consórcio Nordeste com a presença do ministro das relações exteriores da França, explanou na abertura do Congresso sobre a importância o objetivo do Consórcio Nordeste enquanto estímulo da região, elevando a auto estima do nosso povo e discutindo eixos que coloquem a região como referência no país. Citou exemplos de algumas discussões no encontro como a câmara temática do saneamento, câmara temática do meio ambiente e a câmara temática da agricultura familiar – todas com a interface muito intensa e interligada ao setor bancário.

O ex-ministro do governo Lula e atual coordenador do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, encerrou a mesa com uma extensa e importante análise de conjuntura. “A matança do nosso povo é um projeto de governo. Já eram pra ter sido entregues 50 milhões de doses da Sputink para o nordeste, e eles não estão deixando entrar. Olhando para esse cenário é que temos que nos organizar. Nós temos muita possibilidade de ganharmos a eleição de 2022, mas nós temos que estar na rua. Não vai ser um governo tranquilo, de paz e amor. Não que a gente não queira. O presidente Lula quer o Brasil que ele deixou em 2010: o Brasil da inclusão, o Brasil que olha pro negro, para a criança, pro idoso, pra mulher, pra comunidade LGBTQIA+, para todos os seguimentos da sociedade. E isso, eles acabaram.”

 

Toda a abertura do congresso foi transmitida, ao vivo, pela pagina da Fetrafi/NE no Facebook, que pode ser acessada através do link: https://bit.ly/3j9Jhsu

 

Confira a programação para o segundo dia de Congresso:

31 de Julho

9:00h     Abertura com a Leitura e aprovação do Regimento interno.

9:15h     Análise da conjuntura  – Prof. José Henrique Artigas (professor da Universidade Federal da PB)

10:00h  Debate

11:00h  DIEESE – Rosângela Vieira

12:30h  Almoço

14:00h  Ataques à Previdência Complementar dos Trabalhadores – Marcio de Souza (Diretor de Administração da PREVI)

14:20h  Leitura, debate e aprovação das Propostas para Conferência Nacional dos Bancários.

15:00h  Eleição dos Delegados para a Conferência Nacional dos Bancários.

16:00h  Encerramento.