Sindicato de PE participa de celebração em comemoração ao Centenário de Paulo Freire

Ouça essa matéria abaixo:

 

No próximo dia 19 de setembro, data comemorativa ao Centenário de Paulo Freire, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco participa das atividades nas ruas do Recife. O ato político-cultural, com concentração às 9h em frente ao Armazém do Campo/MST, localizado na Av. Martins de Barros, 387, no bairro Santo Antônio, segue em cortejo até o Marco Zero.

O propósito é realizar um ato de expressões da educação popular com diversos sujeitos sociais que têm se inspirado no legado de Paulo Freire, na valorização da emancipação e da autonomia, da democracia, da luta e do afeto, da combatividade e da generosidade, do enfrentamento e da amorosidade.

O representante do Sindicato dos Bancários de Pernambuco na Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, Geraldo Times, destaca o compromisso da entidade em debater sobre educação e a formação política dos brasileiros.

“É necessário falar de educação, principalmente neste momento de ataques contra nossas universidades, cultura e tudo que proporciona conhecimento para população mais carente. Neste ano do Centenário de Paulo Freire, garantir que este movimento chegue ao maior número de pessoas é fundamental. Viva Paulo Freire e toda forma de expressão que fortalece a luta contra o retrocesso”, comenta Geraldo.

Neste mês de setembro, centenas de manifestações serão realizadas pelo mundo, como forma de celebrar e defender o legado de Paulo Freire. Particularmente, para o dia 19, o dia do aniversário, mesmo com as limitações impostas pela pandemia e seus devidos e necessários cuidados, diversos setores educacionais e dos movimentos sociais e sindicais estão organizando ações para comemorar e festejar, renovando o compromisso em defesa de suas ideias e práticas.

Na tarde do dia 19 e durante todo o dia 20 de setembro de 2021, haverá uma série de atividades virtuais aberta a participação de todos, veiculada principalmente pelo canal de YouTube da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A programação está sendo divulgada pelo Instagram @centenariopaulofreirepe.

Fonte: SEEC-PE