Sindicalistas brasileiros estão em missão de observação das eleições colombianas, em defesa da democracia

 

Direção da Fetrafi/NE desembarcou em Bogotá (Colômbia) nesta quinta-feira, 10, para acompanhar o processo eleitoral, no dia 13 de março, que irá eleger o próximo parlamento do País. A eleição, visada em todo continente, reúne a participação de representações políticas de movimentos sociais, movimentos sindicais, estudantes e representações sindicais de vários países. Bancários e bancárias sindicalistas da base da Federação (Alagoas, Cariri, Campina Grande, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí) estão na Colômbia para monitorar o processo.

Em um cenário político complexo, essa força tarefa tem o objetivo de reforçar a defesa da participação democrática do povo nas eleições colombianas. Para Carlos Eduardo, presidente da Federação, é urgente defender a democracia e garantir a liberdade de opinião e de voto, nessa disputa ferrenha entre posições partidárias tão diferentes. “A importância do movimento sindical, de diversos países, estar aqui nesse momento é a de oferecer uma contribuição e atuar responsavelmente em apoio aos povos latinos que sofrem com os desvios que atacam o livre exercício da democracia. Os povos latinos tem pautas justas que precisam ser decididas pelo voto, e esse voto tem que ser respeitado.”

Diante do agravamento da crise existente no país em relação a garantia de Direitos Humanos, a Secretária de Finanças da Fetrafi/NE e diretora do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Sandra Trajano, ressalta que a solidariedade entre sindicalistas, militantes e políticos de esquerda da américa-latina é crucial nessa luta para que seja reconquistada a vontade soberana do povo através do voto. “Vivenciar esse clima de possibilidade de retomada de um governo socialista, onde quer que estejamos, mas principalmente agora na Colômbia, é sinceramente, viver e ter a certeza de que as pessoas continuam preocupadas umas com as outras. As pessoas continuam sentido a vontade de lutar por direitos, por melhores condições de vida, por melhores condições de trabalho e, principalmente, por cidadania.”

O presidente do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Márcio dos Anjos, fala da importância de se terem eleições limpas e transparentes em todo o mundo, mas principalmente em um país onde impera o assassinato à lideres políticos e sindicais que lutam pelo direito do povo e dos trabalhadores, como é o caso da Colômbia. “Nós precisamos estar mundo afora juntos contra o desrespeito, contra a falta de transparência, contra a concentração de renda que desequilibra as oportunidades nas eleições e, apenas com um voto legítimo e sendo respeitado nós poderemos avançar em todos os campos e transformar a sociedade em um local verdadeiramente mais justo.”

De acordo com o Departamento Nacional de Estatísticas da Colômbia, o censo eleitoral está inflado e são mais de cinco milhões de títulos de pessoas mortas e ativas. Este é um dos motivos para que incertezas e inseguranças pairem sobre as eleições colombianas. O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindojohnson Almeida, reforça que a visita das delegações sindicais no país é justamente para lembrar ao governo de que toda e qualquer irregularidade será vigiada e denunciada por pessoas de outros países. “Viemos do Brasil para oferecer esse apoio vigilante para que a transparência seja respeitada e que a vontade soberana dos colombianos traga, de fato, melhorias para o país.”

Ailson Duarte, diretor do Sindicato dos Bancários do Ceará, endossa o coro por legitimidade e transparência: “Me sinto honrado por estar aqui junto aos companheiros trabalhando no processo de observação internacional das eleições legislativas. Estamos focados em nos empenhar para que haja justiça, para que faça valer a vontade do povo colombiano. Estaremos aqui a disposição para fazer valer a vontade do povo.”