Resistência e mobilização pauta Encontro Estadual dos Bancários

Em meio a um cenário de crises com um governo ilegítimo, que continua aprofundando os retrocessos que se agravam no país, o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou no último sábado (10), no auditório da Entidade, o Encontro Estadual dos Bancários, que teve a participação dos professores: Ademir Melo (Economia Política da UFPB)  e Flávio Lúcio (Historiador Político) e do vereador e diretor do Sindicato, Marcos Henriques (PT-PB).

No evento foram debatidos os ataques aos direitos históricos dos (as) trabalhadores (as), o desmonte dos bancos públicos e as estratégias de luta que estão sendo traçadas contra as pseudo-Reformas Trabalhista e da Previdência.

Ao analisar a grave situação político econômica, o professor Ademir Melo, metaforizou o cenário à um ditado de um antigo professor. “Dizia o meu instrutor: há que brigar no seu campo, e não no tatame do adversário. Sobre a destruição ou Reforma da Previdência e trabalhista não tenho nenhum animo em discutir o que os canalhas estão propondo, o que quero é denunciar politicamente o que se trata de mudanças perversas em prejuízo da sociedade e em detrimento dos trabalhadores ao bel prazer do sistema econômico neoliberal”, alertou.

Ironicamente ele ainda ressaltou que seria melhor destacar os pontos da Reforma original. “Preferiria apresentar os pontos da proposta inicial para vê como estavam soltos e a desenvoltura dos parlamentares num esforço desgraçado de privatizar os bancos públicos, congelar salários, reduzir mão de obra colocando em liquidação o patrimônio brasileiro”, esclareceu.

Para o presidente, Marcelo Alves, o evento foi enriquecedor nos debates e também fortalece a luta na resistência contra os retrocessos. “O momento requer força pra lutar e resistência para mobilizar as bases da categoria em prol da unidade pela defesa das Diretas já, que representa a resistência ao massacre do governo ilegítimo contra os trabalhadores. Aproveitamos o ensejo para convocar os(as) bancários(as) para a Assembleia Extraordinária da Greve que será realizada no próximo dia 21 para deliberarmos sobre a participação da categoria na Greve Geral do dia 30 de Junho. Fora Temer e eleições Diretas Já!”.

Durante o evento foram eleitos os (as) delegados(as) para o 33° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, o 28º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, o 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB),  a VI Conferência Regional da Fetrafi-NE e a 19ª Conferência Nacional dos Bancários.