Questão racial e empoderamento das mulheres negras são temas de VI Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro

A Fetrafi/Ne participou hoje, 23, do VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). O encontro, que foi realizado em formato virtual, foi dirigido aos dirigentes sindicais e às assessorias responsáveis pelas Secretarias de Políticas Sociais dos Sindicatos e das Federações.

Logo de início, a programação contou com a explanação do tema “O resgate do trabalho escravo, desde o sequestro dos irmãos negros na África até o fim do século XIX”, abordado por Ramatis Jacino, professor da Universidade Federal do ABC. Logo após, Tamires Sampaio, advogada criminalista e diretora do Instituto Lula, abordou o tema “Genocídio da população negra e suas relações históricas”.

No programação da tarde, os participantes puderam debater sobre participação dos negros no mercado de trabalho e políticas de combate ao racismo, bem como empoderamento da mulher negra e violência na pandemia. Os temas relacionados aos dois assuntos foram:

“A questão racial no mercado de trabalho e no setor bancário”, por Nádia Vieira; “Conquistas históricas, ações afirmativas na luta contra o racismo na vida e no trabalho”, por Gabriel Sampaio; “Educação como mecanismo de mobilidade econômica no mercado de trabalho”, por Anatalina Lourenço; “Empoderamento das mulheres negras e violência na pandemia”, por Major Denice; “A importância do ativismo político das mulheres negras”, por Ana Cruz; e “Criações Imaginéticas: Narrativas reais na pandemia”, por Giorgia Prates.

Para o secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Almir Aguiar, o maior interesse em realizar o VI Fórum Nacional Pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro é fortalecer o debate do tema do combate ao racismo e discutir formas de atuação sindical para ampliar o número de negras e negros na categoria bancária e lutar com o movimento negro para que todos os trabalhadores dos mais diversos seguimentos tenham oportunidade, de acesso e salário justo. “Chega de racismo no trabalho e na vida”, afirmou o secretário.