[PERNAMBUCO]Sindicato cobra resposta do Governo ao pedido de fechamento dos bancos

Na manhã de segunda-feira (23), o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) reuniram-se por videoconferência, para tratar sobre as atividades da categoria nos estabelecimentos bancários e as medidas a serem tomadas diante da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19). Em Pernambuco, o Sindicato dos Bancários cobra uma resposta oficial do Governo do Estado ao ofício que pede o fechamento dos bancos no Estado em função da pandemia do coronavírus, protocolado na quinta-feira (19).
O movimento sindical tem feito a sua parte na luta contra a pandemia do coronavírus, mas ainda não teve uma resposta satisfatória, nem dos bancos e muito menos dos poderes públicos, em relação aos riscos a que estão expostos a categoria e os usuários dos serviços bancários.
A preocupação das entidades representativas com a saúde dos bancários e da população aumentou ainda mais diante do fato de as agências bancárias permanecerem lotadas nos últimos dias.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, espera que o Governo atenda à solicitação da entidade. “Esperamos que o Governo do Estado tenha sensibilidade de responder oficialmente nosso ofício e o bom senso do governador Paulo Câmara diante da situação que se agrava em todo o País. As vidas das pessoas estão em risco. É preciso determinar fechamento imediato das unidades bancárias, preservando apenas os serviços essenciais”, reforça.
Entre as atividades consideradas essenciais das instituições financeiras, estão a compensação bancária, a redes de cartões de crédito e débito, os caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais.
O Sindicato articulou apoio parlamentar, para pressionar o Poder Público a tomar providências com relação aos bancos, com o deputado Federal Carlos Veras (PT-PE), e os deputados Estaduais, Doriel Barros (PT) e João Paulo (PCdoB). Em suas redes sociais, Carlos Veras cobrou publicamente: “É urgente que representantes dos governos, bancos e trabalhadoras e trabalhadores construam, juntos, um plano emergencial de atendimento diante desta crise. Não dá para agências continuarem cheias, com bancários e população extremamente expostos, colocando a saúde em risco”.
Juvandia Moreira, coordenadora do Comando e presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), lembra que o decreto editado pelo Governo Federal limita a atuação dos governos estaduais e dos prefeitos, em relação as atividades comerciais, que vinham sendo proibidas de abrir as portas em muitas regiões. “Na próxima quarta-feira, dia 25, tem pagamento dos aposentados, que tradicionalmente é um dos dias de maior movimento. A omissão do governo nesta crise é refletida nas agências lotadas durante toda a semana. As pessoas ainda não tomaram consciência de que precisam ficar em casa. Por isso, reivindicamos que o atendimento bancário nas agências seja limitado única e exclusivamente aos serviços necessários, com contingenciamento de pessoas.”
Bancos Fechados
Até este domingo (22), o fechamento dos bancos foi determinado pelos seguintes Estados: Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraíba (nos municípios com registro da COVID-19) e no Distrito Federal.
Os banqueiros e o Governo serão responsáveis pela proliferação do coronavírus caso os bancos não fechem. Bancários e clientes não são imunes. A vida dessas pessoas estão em risco”, conclui a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues.