[PERNAMBUCO] Sindicato solicita ao Governo do Estado fechamento imediato dos bancos em Pernambuco

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, entidade sindical que representa cerca de 10 mil trabalhadores do ramo financeiro no Estado, protocolou nesta quinta-feira (19), ofício ao Governo do Estado, solicitando o fechamento imediato dos bancos públicos e privados como medida de prevenção contra o COVID-19 (CORONAVÍRUS).
O documento entregue à Casa Civil pela presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues, destaca a ineficácia das medidas adotadas pelos bancos até o momento para garantia da proteção aos usuários do sistema financeiro e bancários.
“O mundo inteiro hoje vive a pandemia do novo coronavírus. Todos nós estamos preocupados com nossa saúde, dos nossos familiares e de toda população. O Sindicato dos Bancários de Pernambuco, junto com o Comando Nacional no Comitê de Crise, conseguiu que os bancos adotem medidas como o controle de acesso às agências, material para higienização e liberação dos funcionários que compõem o grupo de risco , idosos e gestantes. Mas, é preciso medidas mais ousadas. Por isso, estamos lutando para que os bancos fechem imediatamente no nosso Estado para que a gente possa evitar a contaminação pelo novo coronavírus”, destaca Suzi Rodrigues.
A categoria bancária está exposta a alto risco de contaminação e disseminação do coronavírus em razão da natureza do trabalho bancário e características dos locais de trabalho (ambientes fechados, com ventilação por ar-condicionado, no qual circulam centenas de pessoas por dia) e do alto nível de transmissão de vírus e bactérias através do papel moeda.
Mesmo com o controle de acesso escalonado de clientes às dependências das agências bancárias, a entidade observa que há aglomeração nas filas e grande fluxo de usuários nas unidades, criando ambiente propício para disseminação do COVID-19.