[PERNAMBUCO] Sindicato cobra ao governo de Pernambuco que considere categoria bancária exceção no rodízio de veículos

Ouça essa matéria abaixo:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou nesta segunda-feira (11), decreto de quarentena para cinco municípios da Região Metropolitana do Recife, incluindo como medida restritiva o rodízio de carros. A medida vale a partir deste sábado (16), e não inclui os bancários como exceção, apesar de estarem executando serviços essenciais à população. O Sindicato enviará nesta terça-feira (12), ofício ao Governo do Estado solicitando que os bancários sejam considerados exceção ao rodízio.
Em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, carros com placas de final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão rodar em dias da semana pares e veículos com final ímpar (1, 3, 5, 7 e 9), nos dias ímpares.
De acordo com a apresentação apresentada pelo Gabinete de Combate à Covid-19, do Governo do Estado, ficarão fora do rodízio os profissionais de saúde, segurança, defesa civil e de uso oficial, táxis, veículos do setor de abastecimento (energia, gás, água), veículos de imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guinchos e ambulâncias.
A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzi Rodrigues, destaca que os bancários que não estão em home office precisam sair de casa para atender a população em serviços importantes. “A categoria bancária está na linha de frente, foi considerada pelo próprio governador um serviço essencial (decreto Nº 48.834). Durante a pandemia, continuamos garantindo à população os serviços bancários de que necessitam, cumprindo um importante papel social, em especial com transações sem cartão e o pagamento do auxílio-emergencial. Por isso, entendemos que o rodízio deveria resguardar a segurança dos bancários no caminho para o trabalho, autorizando a categoria a circular em veículo particular sem restrição de dias”, pontua Suzi Rodrigues.
No ofício que será remetido ao Governo do Estado, a entidade argumenta que as agências e departamentos bancários foram incluídos no rol das atividades essenciais, visto a importância da manutenção dos serviços de atendimentos bancários – saques, depósitos, pagamentos, etc. – que são vitais para a população, principalmente aos menos favorecidos, como pode ser visto nas agências da Caixa.
“Diante das recomendações pelo afastamento social, os bancários têm optado pelo transporte individual. Entendemos que as medidas de endurecimento do isolamento social são acertadas. Mas, proibir o uso de veículos para trabalhadores de um setor essencial aumentará o número de usuários no transporte público, onde o risco de contaminação é alto. Esperamos sensibilidade do governo do Estado”, conclui Suzi Rodrigues.