Nova diretoria da Fetrafi/NE é eleita para o período de 2021 – 2025

No último dia do 4º Congresso da Fetrafi/NE – Vacina para todos, 5 de junho, foi eleita a nova diretoria que fará a gestão da federação de 2021 a 2025. Ao todo, participaram do congresso 175 delegados, além de convidados e convidadas como a presidenta da Contraf-CUT Juvândia Moreira, a presidenta do Sindicato de SP, Ivone Silva, presidente da Fetec CN, Cleiton Silva e a comissão organizadora.

Segundo o presidente eleito, Carlos Eduardo, o momento do Congresso foi essencial para reforçar a unidade da categoria e apontar o fechamento das relações políticas e plano de lutas para o próximo período, tão desafiador quanto os últimos vividos desde o golpe em nosso país.

Foram apresentadas e aprovadas pelos delegados e delegadas do Congresso moção de repúdio ao desmonte da Caixa Econômica Federal e a atual gestão do banco, moção de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro pela MP1052, moção de repúdio contra as agressões provocadas pela PM de PE nas manifestações do dia 29/5, bem como moção de apoio à defesa do legado de Paulo Freire (confira as moções, na íntegra, ao final da matéria).

Na ocasião, foi aprovada também a proposta de resolução do 4º Congresso da Fetrafi/NE, que instituiu o Conselho Político dos Bancários do Nordeste, em formato similar ao Comando Nacional dos Bancários. O Conselho será formado pelos presidentes dos sindicatos filiados, pelo presidente, vice-presidente, secretária de finanças, secretário geral da Fetrafi/NE, pelos bancários dos sindicatos filiados que compõe a executiva nacional da Contraf-CUT e pelas representações das centrais sindicais que compõem a Fetrafi/NE.

Em tom de esperança, o presidente eleito Carlos Eduardo encerrou o congresso lembrando da importância da unidade na luta. “Nós precisamos de uma classe política mais qualificada, mais plural e representativa das vozes da maioria do povo brasileiro, que não está dentro dos escritórios dos bilionários, mas sim nas ruas e nos locais de trabalho. Nesse sentido, a gente espera ter conseguido, com esse Congresso, refletir uma síntese do nosso esforço político para enfrentarmos nossas batalhas.”

 

 

MOÇÕES APRESENTADAS E APROVADAS NO 4º CONGRESSO DA FETRAFI/NE

 

MOÇÃO DE APOIO À DEFESA DO LEGADO DE PAULO FREIRE

O 4° Congresso Estatutário da Fetrafi-NE – Vacina para Todos apresenta Moção de Apoio à defesa do legado do Patrono da Educação, Paulo Freire. Neste ano, quando celebra-se o centenário desse Nordestino, os sindicatos dos Bancários filiados à  Fetrafi-NE assumem o compromisso com a realização de ações que valorizem a educação libertadora, como forma de se contrapor à ofensiva ideológica contra o pensamento crítico de Paulo Freire e a defesa do seu legado diante do atual contexto, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão aos trabalhadores. Assim como, divulgar em suas redes de comunicação a Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, promovida pelo Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL), em aliança com diversos movimentos, organizações e entidades sociais. Aprovamos esta Moção de Apoio com o objetivo de construir processos que contribuam para a produção do conhecimento crítico, associando o legado de Paulo Freire aos temas da formação política, visando a liberdade de pensamento, autonomia do sujeito, a democracia plena e o respeito às diversidades.

 

Paulo Freire Vive!

5 de Junho de 2021

Delegados(as) do 4° Congresso Estatutário da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro no Nordeste (Fetrafi-NE)

__________________________

MOÇÃO DE REPÚDIO CONTRA A POLÍCIA MILITAR DE PERNAMBUCO PELAS AGRESSÕES AO MOVIMENTO DO DIA 29 DE MAIO

 

No último dia 29 de maio a polícia militar de Pernambuco, de forma vergonhosa, covarde e agredindo a democracia, investiu contra uma manifestação pacífica, organizada pelos movimentos sociais e centrais sindicais, que exigiam o fim do governo Bolsonaro, pela vacina para todos e por um programa emergencial que atenda, de fato, as necessidades das classes menos favorecidas em nosso país.

Esta ação resultou em agressões físicas e morais, onde dois cidadãos, que nem participavam do ato, perderam a visão de um dos olhos, alvejados por tiros de balas de borracha. Não podemos tolerar tamanha agressão aos direitos democráticos do povo brasileiro e exigimos que os responsáveis por esta atitude respondam na justiça e sejam devidamente punidos pelos atos praticados.

 

_________________________

MOÇÃO DE REPÚDIO AO DESMONTE DA CAIXA ECONÔMICA E À ATUAL GESTÃO DO BANCO

 

As bancárias e os bancários do Nordeste, representad@s pelos seus respectivos sindicatos neste IV Congresso da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), vêm a público repudiar as posturas do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, pelos ataques privatistas sistemáticos à instituição financeira pública que tem 160 anos de serviços prestados ao povo brasileiro e pelos ataques aos direitos do seu corpo funcional.

Desde o início do mandato que Bolsonaro demonstrou seu desejo de privatizar a Caixa Econômica Federal, nomeando para sua presidência um privatista de carteirinha que montou com ele a estratégia para privatizar o único banco 100% público do país. Para driblar a reação da sociedade à privatização, implementaram ações de desgaste da imagem da instituição financeira e de seus empregados, concentrando o pagamento do auxílio emergencial apenas na Caixa.

Em seguida, partiram para o fatiamento do banco público, através da oferta do IPO da Caixa Seguridade, e ameaçaram esvaziar sua capacidade de manter as políticas públicas e investir no desenvolvimento do país através da devolução dos Instrumentos Híbridos de Capital e Dívida (IHCD).

Em suas múltiplas viagens pelo país, quando estava diante dos holofotes, Pedro Guimarães chamava os empregados da Caixa de “heróis de crachá”. Mas, longe das câmeras, os submeteu ao cumprimento de metas absurdas, fez pressão para que comprassem ações da Caixa Seguridade, interferiu nas eleições do fundo de pensão dos funcionários (Funcef) e tem intenção de privatizar o Banco Digital, fruto de esforços dos empregados que empreenderam e inovaram com recursos exclusivamente públicos em meio a uma grave crise sanitária e econômica.

Em algumas inaugurações de obras iniciadas em governo anteriores, o presidente Bolsonaro e Pedro Guimarães têm mentido para a sociedade quando comparam os resultados obtidos pela Caixa Econômica Federal nesses dois anos de mandato desastroso com os resultados positivos contabilizados nos governos de Lula e Dilma.

Por tudo isso, mais as reestruturações impostas pela linha ultraliberal, que impõe retrocesso no ambiente de trabalho pela não contratação dos concursados, sobrecarregando os empregados e submetendo-os ao cumprimento de metas desumanas e abusivas, precarizando o atendimento e reduzindo o papel social da Caixa, repudiamos a postura nefasta de Bolsonaro e Pedro Guimarães!

 

__________________________

MOÇÃO DE REPÚDIO AO PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARO E À MP 1052/2021

O IV Congreso da FETRAFI-NE repudia a Medida Provisória 1052/2021 editada pelo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro, que além de contrariar a Constituição Federal de 1988 ao desviar do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) recursos que devem ser obrigatoriamente aplicados em nossa região; ainda reduz drasticamente as receitas do Banco do Nordeste do Brasil com a administração e operacionalização do referido fundo; inviabilizando assim essa instituição essencial para o desenvolvimento sócio-econômico de nossa já tão castigada região.

O Presidente da República, que em eventos políticos realizados nos estados do Nordeste afirma para sua plateia que está trabalhando pelo bem do nosso povo, na realidade está operando para destruir o Banco que é o maior e mais importante agente de desenvolvimento regional da América Latina, o terceiro maior banco de microfinanças do mundo, e que foi eleito o banco mais eficiente do Brasil, acima de todos os demais bancos públicos e privados do país, conforme estudo publicado na revista Britânica especializada em sistema financeiro, ‘The Banker’, em 02 de janeiro de 2020.

A medida provisória 1052/2021 escancara o desprezo do Presidente Jair Bolsonaro pelo povo nordestino e por tudo que nos é mais precioso, além de trabalhar para ampliar as já enormes desigualdades regionais.

Atacar o Banco do Nordeste é atacar o povo nordestino. E destruí-lo é condenar nossos filhos e netos a um futuro obscuro e sem perspectivas de uma vida melhor.