Lançamento da Cartilha da Saúde do Trabalhador Bancário foi um sucesso

Na noite desta quinta-feira (26), o Sindicato dos Bancários da Paraíba fez o lançamento da Cartilha da Saúde do Trabalhador Bancário. O evento, que aconteceu por videoconferência, através da plataforma zoom, reuniu bancárias, bancários e lideranças sindicais locais, regionais e nacionais.  A cartilha, que tem por objetivo orientar bancárias e bancários a respeito das medidas de amparo na ocorrência de acidentes e adoecimento no ambiente de trabalho, fez o maior sucesso.

O presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), Carlos Eduardo, que também é presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, parabenizou o Seeb-PB pela iniciativa em produzir a cartilha em parceria com a universidade.

“A diretoria do Sindicato está de parabéns pelo fortalecimento da luta dos trabalhadores no âmbito da saúde, pela organização além dos limites do cotidiano da atividade sindical, dialogando com o movimento social, dialogando institucionalmente e dialogando com outras formas de conhecimento absolutamente inestimável, no caso da ciência, fazendo essa parceria que traz uma resposta contundente, através das universidades. E aqui eu quero saudar todos os profissionais da academia que se envolveram direta ou indiretamente, porque é um trabalho árduo, um trabalho intelectual, um trabalho de pesquisa, um trabalho que associa extensão, que divide as tarefas, principalmente numa conjuntura onde tudo que existe neste país é para destruir o conhecimento, negar a ciência e atacar aqueles que estão querendo desvendar, desnudar, trazer os problemas à tona para que a gente possa construir as soluções. O Sindicato dos Bancários da Paraíba não se restringe somente a uma pauta, todas as pautas são importantes e essa cartilha demonstra isso, ela ajuda não só a categoria. Ela ajuda a classe trabalhadora, ela traz referências, ela traz exemplos, ela aponta caminhos e a gente pede aos colegas da universidade que ampliem as parcerias e possamos construir esses caminhos também com as outras categorias profissionais”, disse Carlos Eduardo.

Parceria

A professora Dra. Thaís Máximo fez um resgate sobre as motivações que trouxeram o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a firmar a parceria com o Sindicato, que culminou com a cartilha. “Estou emocionada e muito feliz em ver a concretização de um projeto que a cada momento se corporifica em uma ação concreta nos cuidados com a saúde do trabalhador, que sempre foi um objeto dos meus estudos, com foco no binômio saúde mental e trabalho. Desde que comecei a atuar no UFPB o Serest foi um grande parceiro e foi a partir do mapeamento dos registros de trabalhadores e trabalhadoras que recorriam ao órgão, que identificamos que a categoria bancária se destacava no grande número de ocorrências da espécie. A partir dessa vivência, nos aproximamos do Sindicato dos Bancários da Paraíba, cuja parceria abriu caminhos para os estágios de conclusão de curso.  Das muitas atividades que realizamos, com a chegada do coronavírus aprofundamos a pesquisa para analisar os reflexos da pandemia sobre a saúde mental de bancárias e bancários, que culminou com a produção dessa Cartilha para ajudar a categoria a identificar os problemas e buscar ajuda pelos caminhos corretos, graças ao apoio do Sindicato e ao trabalho dos nossos alunos e alunas que puderam aplicar seus conhecimentos em uma situação real. A pesquisa desnudou e trouxe à mostra o aprofundamento do sofrimento da categoria, que a pandemia escancarou. Estou começando um pós-doutorado, mas continuo acompanhando essa exitosa parceria à distância. Parabéns aos estagiários, à diretoria do Sindicato e à categoria bancária!”, arrematou.

Importância da pesquisa

O secretário de saúde da Contraf-CUT, Mauro Salles, dentre outros assuntos relacionados à saúde do/a trabalhador/a ressaltou a importância da pesquisa, da parceria com a universidade e da iniciativa da criação da cartilha como instrumento de informação e orientação para a classe trabalhadora.

“Essa inciativa do Sindicato em cuidar da saúde do trabalhador em parceria com a universidade é muito valiosa, principalmente quando se investiga através de uma pesquisa sobre o ambiente e as condições de trabalho. É preciso conhecermos o que se passa no local de trabalho para podermos traçar estratégias e ações para melhorar a vida dos nossos representados, inclusive nas mesas de negociação, nos proporcionando apresentar dados robustos, coerentes e que nos deem mais sustentação. Os números apresentados pela Dra. Thaís não diferem de outras pesquisas do gênero. Entretanto, fiquei perplexo com esse percentual de 29% de agressões físicas cometidas contra trabalhadores/as, que requer que nos debrucemos sobre essa questão para traçarmos estratégias de enfrentamento de combate à violência organizacional que chega a esse nível. A cartilha, então, tem um papel fundamental de levar informação e orientação ao trabalhador que na maioria dos casos nem percebe que o seu sofrimento é provocado pelas relações de trabalho”, explanou Mauro Salles.

Lançamento

A psicóloga Águida Dantas fez o lançamento propriamente dito da Cartilha da Saúde do Trabalhador Bancário, produzida por ela juntamente com o psicólogo Francinaldo dos Santos e a professora Dra. Thaís Máximo. A cartilha é direcionada à orientação, fluxo de atendimento e emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

A cartilha, segundo Águida, começa com um questionamento: O trabalho pode afetar minha saúde? “Nem sempre o/a trabalhador/a percebe que o adoecimento foi gerado no trabalho. Daí a importância de estarmos sempre dialogando com a pessoa doente, através da cartilha, que leva a informação e as orientações que o/a trabalhador/a precisa quando está em sofrimento por causa de uma doença relacionada ao trabalho”. Ao final da apresentação, Águida agradeceu, em nome da equipe que a produziu, dizendo de sua emoção em contribuir com a saúde do trabalhador e da trabalhadora. “Para nós, estagiários e, com certeza, também para os nossos professores, é muito gratificante chegarmos ao final de um estágio curricular com o lançamento de um fruto do nosso trabalho, graças à parceria com um sindicato que vai além de sua luta cotidiana e se preocupa com a saúde de suas representadas e seus representados. Como profissional da Psicologia, chegar ao final da nossa graduação orientando a classe trabalhadora a buscar ajuda pelos caminhos corretos e exercendo a profissão na prática não tem preço. É só gratidão!”, agradeceu.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, que coordenou o evento, avaliou o lançamento da Cartilha como muito positivo e além das expectativas.

“Em nome da categoria profissional, agradeço a todos e a todas que participaram deste evento prestigiado pela base, por nossos diretores e diretoras, por representantes da Contraf-CUT, da Fetrafi-NE, da CUT Paraíba, companheiros/as do Coletivo de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, aos advogados/as do Escritório de Marcelo Assunção, ao companheiro Washington Luiz, que tem feito um importante trabalho à frente da Secretaria de Saúde do Trabalhador do nosso sindicato e um agradecimento especial à professora Dra. Tahís Máximo e os estagiários Águida e Francinaldo, sem os quais hoje não estaríamos apresentando essa Cartilha à classe trabalhadora, como uma importante ferramenta para ajudar as trabalhadoras e os trabalhadores acometidos por doenças ocupacionais. O evento superou as expectativas e aumentou ainda mais a nossa responsabilidade com a orientação, acolhimento e emissão das Cats”, concluiu Lindonjhonson Almeida.

Para baixar a Cartilha (PDF), clique aqui!

Fonte: Bancários PB