Integrantes do Movimento de Observadores Eleitorais (MOE) da Colômbia comentam desempenho histórico da esquerda nas eleições

Bancários e bancárias dirigentes da Fetrafi/NE e de outras regiões do Brasil participaram como observadores do processo eleitoral da Colômbia, no último dia 13 de março. A eleição definiu o parlamento colombiano e serve de prévia para eleição presidencial, que irá ocorrer no dia 29 de maio.

Em Bogotá, foram 723 observadores organizados pelo MOE, movimento de Observação Eleitoral, que acompanharam o processo. Destes, 160 são observadores internacionais, dos quais 29 são bancários brasileiros. Ao todo, foram 3688 observadores em toda Colômbia. O resultado, tido como vitorioso e histórico, foi comentado (e pode ser acessado no áudio ao final da matéria) por Márcio Monzane, diretor da Uni America; Rita Berlofa, presidenta da UNI Finanças Mundial; Roberto von der Osten, secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT e Suzana Morais do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.

Paula Brito, diretora do Sindicato dos Bancários da Paraíba também está na missão e observadores internacionais e reforça que “O papel dos observadores eleitorais é fundamental para garantir a democracia. Nessa missão tivemos a oportunidade de conhecer o processo eleitoral da Colômbia e trocar experiências com os companheiros de luta da América Latina. Agradecemos à MOE Colômbia pelo convite para participar desse momento histórico para o povo colombiano”.

Sandra Trajano, diretora de finanças da Fetrafi/NE, afirma que “revoluções são necessárias, pequenas, grandes, diárias. E estamos aqui nessa missão para que possamos de uma certa maneira, ofertar a possibilidade da revolução que é uma eleição transparente na Colômbia. Sabemos de toda a complexidade envolvendo a política do país, a violência do estado, a perseguição à lideres sindicalistas e diversas outras situações, e isso não pode nos intimidar. Estamos aqui pra defender os interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras, e o resultado da eleição parlamentar nos mostra que estamos fazendo um bom trabalho.”

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, declarou que “a missão de observadores eleitorais na Colombia reuniu com excelência um conjunto de delegados e delegadas que tem como norte de vida e trabalho a efetivação da democracia no continente. É muito gratificante ser um dos 29 bancários brasileiros presente aqui nesse momento histórico, e mais gratificante ainda sair com um resultado positivo para a esquerda e para o povo desse país.”

Ouça os comentários sobre as eleições colombianas: