Estratégias e ações em defesa dos bancos públicos marcam reunião da Fetrafi/NE em Teresina

Estratégias e ações em defesa dos bancos públicos marcam reunião da Fetrafi/NE em Teresina

 

O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF-PI) recebeu na quinta-feira (31/02) mais uma importante reunião da Federação dos Trabalhadores o Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE), reunindo dirigentes de sindicatos do nordeste filiados à federação, com o objetivo de organizar e planejar ações diante do cenário de ataques aos trabalhadores e aos bancos públicos, em especial ao Bando do Nordeste que está, segundo anúncio do próprio governo federal, na lista de instituições públicas a serem privatizadas. Nesse contexto, a defesa dos bancos públicos foi o principal tema da reunião.

O presidente do SEEBF-PI, Arimatea Passos, destaca importantes reuniões que o SEEBF-PI recebeu nesta semana, como a reunião da Articulação do BNB (na quarta, 31/01), que definiu pautas e organogramas de trabalhos.  E a da Fetrafi/NE, nesta quinta (31/02).

“Recebemos aqui nossa Federação para definir pauta e encaminhamentos, entre eles a defesa dos bancos públicos. Temos conscientizar os bancários, mas também envolver a sociedade como um todo sobre a importância da permanência dos bancos públicos. Há uma declaração, do Governo Federal, de que vai preservar apenas a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa. Nós estamos Nordeste, uma região do país muito carente. Então você tirar o Banco do Nordeste é uma perda enorme e a população mais carente vai sofrer demais. É fundamental fazer essa defesa e conscientizar a toda a sociedade de uma forma geral”, afirmou Arimatea Passos.

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, também ressalta o papel da Federação nesse contexto de defesa dos bancos públicos. “Estamos organizando as ações e lutas para fortalecer a organização da Federação nessa interação com os sindicatos filiados. Temos uma preocupação muito grande com as pautas que estão sendo pensadas nos poderes executivos e legislativos que precarizam o trabalho, principalmente despois da reforma trabalhista que fragilizou a própria Justiça do Trabalho. Pautas de privatizações que venham enfraquecer Caixa Econômica, Banco do Brasil e BNB significa menos desenvolvimento e mais desigualdade. É papel da Federação articular essa luta por meio de sindicatos filiados em defesa desses interesses sociais”, disse Carlos Eduardo.

 

Eleição do Caref BNB como estratégia de defesa

Outro ponto fundamental na defesa do Banco do Nordeste nesse momento de ameaça é a eleição do representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do BNB, o Caref, que acontece de 06 a 12 de fevereiro. Tanto a Fetrafi/NE, quanto o SEEBF-PI apoiam a candidatura de Eliane Brasil. “Nós escolhemos uma candidatura que tem toda a experiência necessária para ocupar esse cargo e focar na missão de defender e fortalecer o Banco do Nordeste. Precisamos de uma representante que tenha condições de fazer o debate e o compromisso de repassar esse debate para as entidades representativas dos trabalhadores, porque é assim que a gente consegue se contrapor aos ataques que o governo está preparando para os bancos públicos e em especial ao BNB”, afirmou Tomaz de Aquino, coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB .

 

O secretário Geral da Constraf-CUT, Gustavo Tabatinga, também reafirma a defesa dos bancos públicos, em especial o BNB, após as declarações de Salim Matar, da Secretaria de Desestatização.

“Após as declarações do Matar de ‘matar’ os bancos públicos e deixar de estatal somente a Petrobras, Banco do Brasil e Caixa, a Federação resolveu se reunir aqui em Teresina e tirarmos um plano de defesa dos bancos públicos, porque um dos bancos que está na lista dos que serão privatizados é o Banco do Nordeste e isso nos preocupa muito, porque esse banco é muito importante para desenvolver nossa região que é a mais desfavorecida dos investimentos públicos do país, principalmente nesse novo governo. Também tiramos estratégias para a eleição do Caref BNB com a candidatura de Eliane Brasil que é a única que pode negociar com as lideranças da bancada nordestina no Congresso para evitar a extinção do BNB”, afirmou Gustavo Tabatinga.

 

Fonte: SEEB-PI