Defender o Banco do Nordeste é urgente e necessário, diz presidente da Fetrafi/NE

 

Nos últimos meses o Banco do Nordeste, assim como outros bancos públicos, vem sendo ameaçado de privatização ou extinção. Na realidade, essas ameaças são provenientes ainda do governo Temer e que agora tomam forma no governo Bolsonaro, que se mostra pouco preocupado com as políticas econômicas desenvolvidas para a melhoria da região Nordeste.

Para Carlos Eduardo, presidente da Federação de Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste – Fetrafi/NE, é urgente a defesa do BNB público. “Há anos o Banco do Nordeste se tornou uma das principais instituições financeiras da América Latina a oferecer e operar com microcréditos. Isso mostra a importância do BNB para o investimento e financiamento das atividades produtivas na região Nordeste do Brasil, facilitando o trabalho de pequenos empreendedores e promovendo, assim, o desenvolvimento da região.” Para o presidente, a privatização ou a extinção do BNB pode provocar um retrocesso social inaceitável na região, sendo urgente as mobilizações e lutas a favor do BNB público.

Presidente da Fetrafi/Ne, Carlos Eduardo (à direita) com dep. estadual Fernando Santana, em reunião na Assembleia Legislativa do Ceará sobre a defesa do BNB público.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese realizou um levantamento dos números do BNB (lucro líquido, resultado operacional, ativos, patrimônio líquido, carteira de crédito, etc) no exercício de 2018. Os números revelam que é falsa a alegação do governo quando diz que precisa privatizar o Banco do Nordeste para arrecadar recursos. Mostra, principalmente, que o BNB possui um papel fundamental na luta contra as desigualdades que assolam a região, assumindo o papel de grande propulsor da economia do Nordeste.

Confira a seguir o relatório Destaques do Banco do Nordeste do Brasil_2018 desenvolvido pelo Dieese.