Conferência Regional da Fetrafi/NE é pauta de reunião mensal da federação

Os dirigentes dos sindicatos dos bancários filiados à Fetrafi/NE estiveram reunidos durante os dias 18 e 19 de abril, em Maceió-AL, para discutir e debater a conjuntura política do país e planejar ações internas da Federação. Este é um novo formato de reuniões da direção, adotado este ano pela Fetrafi/NE, que consiste em realizar as reuniões mensais em cada sede de sindicato filiado. A primeira, ocorrida em março, foi em João Pessoa, na Paraíba.

Defesa dos direitos dos bancários(as), organização sindical, estratégias de luta para a construção do futuro da classe trabalhadora e a definição da realização da Conferência Regional da Fetrafi/NE (nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Ceará), estiveram entre as pautas debatidas no encontro. Além disso, a publicação do livro que conta a história dos 30 anos da federação, de organização e pesquisa do jornalista Márcio Rodrigues e do presidente da Federação Carlos Eduardo, e os resultados da pesquisa realizada com os bancários e bancárias da base da federação, também foram temas discutidos pela direção.

“Nesse encontro nós tivemos a oportunidade de conhecer os resultados da pesquisa que a federação tem feito nas bases sindicais, que trouxe ao nosso conhecimento a opinião dos trabalhadores bancários. Essas informações vão nos ajudar no desenvolvimento de políticas de aproximação, filiação, levantamento de demandas, avaliação dos sindicatos e o que é importante para que os sindicatos possam melhorar sua atuação”, comentou o presidente da federação, Carlos Eduardo. “Também fizemos a discussão da comemoração dos 30 anos da federação nordeste, que é uma história de luta desde o novo sindicalismo, sendo uma referência dentro da categoria, mas também pra toda classe trabalhadora”, completou o presidente.

O presidente do sindicato anfitrião, Márcio dos Anjos, ressaltou que o novo formato de reuniões mensais é uma decisão acertada da executiva por democratizar os espaços de atuação dentro da própria federação. “Precisamos ressaltar a importância dessas reuniões acontecendo em diversos estados, assim como ficou deliberado pela executiva da Fetrafi. Nós estamos fazendo essa discussão em várias cidades com o objetivo de dar uma maior divulgação da federação. Além disso, cada sindicato se sente prestigiado ao receber todos os outros que lutam juntos pela defesa da categoria bancária”, declarou Márcio.

Participaram da reunião representantes dos sindicatos de Alagoas, Pernambuco, Campina Grande, Paraíba, Piauí, Cariri e Ceará, além de assessores das entidades e outros convidados. Durante a reunião, os sindicalistas foram unânimes em ressaltar que a defesa e a conquista dos direitos andam juntas com a defesa da democracia.