
O Sindicato dos Bancários do Ceará recebeu várias denúncias de que os bancos cearenses não estão cumprindo a circular 3.991 do Banco Central que determina o contingenciamento das agências bancárias, bem como a redução no horário de atendimento.
Pela manhã, recebemos diversas imagens de agências bancárias por Fortaleza e pelo Interior, completamente lotadas, inclusive com um número de grande de pessoas em filas na rua, contrariando a determinação do Banco Central e do governo do Estado de evitar aglomerações.
É importante que as autoridades fiscalizem as agências bancárias que, além de não estarem cumprindo uma determinação nacional, não estão informando a população sobre as alterações de funcionamento, expondo-a, assim como os trabalhadores bancários, a um risco iminente. O Sindicato dos Bancários já encaminhou as denúncias ao governador do Estado, Camilo Santana, e espera que o poder público tome providências urgentes.
As pessoas que se sentirem expostas devem denunciar esse descumprimento ao próprio Banco Central, à Defesa Civil, ao Governo do Estado e aos órgãos de defesa do consumidor.




![[ARTIGO] Caixa: 165 anos de serviços ao Brasil e ao povo brasileiro (por Fabiana Uehara)](https://fetrafine.org.br/wp-content/uploads/2026/01/FOTO-CAPA-SITE-FETRAFI-1-100x70.png)


