Cariri recebe a última reunião do ano da diretoria da Federação

A Fetrafi/NE finalizou sua série de reuniões de direção do ano nos últimos dias 16 e 17 de novembro. O último encontro ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários do Cariri, marcando o encerramento do ciclo itinerante de reuniões que conduziu a diretoria a distintas sedes de sindicatos filiados.

Este modelo inovador de reuniões itinerantes, que este ano pode incluir as sedes de Alagoas, Campina Grande, Cariri, Paraíba e Piauí, proporcionou não apenas prestígio aos sindicatos locais, mas também um ambiente propício para a troca de ideias, experiências e conhecimentos entre todos os envolvidos na base da Fetrafi/NE.

 

PESQUISA FETRAFI/NE

Dentre as pautas debatidas na última reunião, demos destaque à quarta pesquisa realizada pela Fetrafi/NE em parceria com os sindicatos filiados. A pesquisa visa diagnosticar as opiniões e percepções dos bancários em relação às ações sindicais e federativas, bem como avaliar suas visões sobre as conjunturas sociais e políticas. Esse processo busca, acima de tudo, ouvir a voz dos trabalhadores do ramo financeiro, contribuindo para aprimorar estratégias sindicais e promover melhorias nas relações e no ambiente de trabalho. Aos bancários filiados de qualquer uma das bases que compõem a Fetrafi/NE que quiserem participar da pesquisa, basta clicar neste link.

 

ANAPAR:
Outra pauta que entrou em discussão foi a contratação da ANAPAR (Associação Nacional de Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Saúde Suplementar de Autogestão) pela Fetrafi/NE. A ANAPAR realizará um treinamento voltado para a qualificação técnica de Dirigentes e Conselheiros de Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs) de interesse da Federação. O objetivo desse programa é aprimorar os conhecimentos desses profissionais e contribuir para a formação de potenciais e futuros Dirigentes, Conselheiros Fiscais e Conselheiros Deliberativos nessas entidades.

O treinamento abrangerá diversos módulos, tais como:

  • Módulo Básico de Previdência;
  • Módulo Estrutura e Funcionamento de uma EFPC;
  • Módulo Aspectos Básicos em Gestão de Investimentos;
  • Módulo Conceitos e Aspectos Atuariais.

Essa iniciativa visa fortalecer a capacidade técnica e a expertise dos participantes, proporcionando uma base sólida nos aspectos fundamentais relacionados à previdência complementar, estrutura organizacional, gestão de investimentos e questões atuariais.

 

ELEIÇÕES

Também foram abordadas diversas eleições que marcaram o ano de 2022 e 2023. Na esfera federativa, merecem menção as eleições nos sindicatos do Campina Grande, que culminaram na presidência de Esdras Luciano, do Ceará, onde José Eduardo Marinho assumiu a liderança, e Paraíba, com o presidente Lindonjhonson Almeida. Além disso, a eleição da CUT no Piauí resultou na ascensão à presidência de Odaly Medeiros, que também ocupa o cargo de presidente do Sindicato dos Bancários na região. Na ocasião, destacou-se também o tema das eleições do Sindicato dos Bancários do Maranhão, agendada para o início de 2024.

Esta questão é de grande importância e sensibilidade para todos da federação, visto que a Fetrafi/NE expressa apoio à Oposição Bancária do Maranhão, como um meio de integrar o sindicato, sua diretoria e sua base filiada ao cenário nacional de negociações. Atualmente, o sindicato maranhense encontra-se fora dessa unidade, o que os mantém à margem das negociações em âmbito nacional. Este contexto adiciona uma camada extra de importância às discussões, uma vez que o objetivo é promover a coesão e a participação plena dos sindicatos do nordeste no contexto sindical nacional.

 

CONGRESSO UNI GLOBAL

Além disso, a reunião trouxe informes e encaminhamentos do Congresso Internacional da Uni Global, realizado este ano na Filadélfia, no qual os bancários do Nordeste estiveram presentes. Também foram apresentados diversos informes pertinentes por representantes das Comissões de Organização dos Empregados (COE) de cada banco.

 

REVISTA BANCÁRIOS DO NORDESTE

Destaque para o projeto piloto da “Revista Bancários do Nordeste”, uma publicação semestral aprovada pela diretoria na reunião realizada em maio, em Campina Grande. Nesta primeira edição, foram abordadas retrospectivas da entidade de 2023, incluindo participação em congressos, conferências, lançamentos de livros e defesa dos bancos públicos.

 

LANÇAMENTO DO LIVRO “30 ANOS DE CONVENÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO DOS BANCÁRIOS”

Um dos pontos altos da reunião foi o lançamento do livro “30 Anos de Convenções Coletivas de Trabalho dos Bancários: Um processo de negociação coletiva setorial sem paralelo na história do Brasil”, de autoria do presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques.

A obra, resultado de uma pesquisa do autor para conclusão do curso de Ciências Sociais na Universidade Federal do Ceará (UFC), destaca a história de luta da categoria bancária e a conquista dos direitos ao longo dessas três décadas. Carlos Eduardo ressalta que os direitos não são concessões dos bancos, mas fruto de muitas lutas e conquistas árduas.

O livro aborda a estrutura de negociação, estratégias, encontros e todo o processo envolvido na conquista e renovação das Convenções Coletivas ao longo desses 30 anos. O trabalho teve origem na pesquisa acadêmica do autor, que analisou a importância do movimento grevista na conquista de direitos.

Clique AQUI para ter acesso ao link do LIVRO: “30 Anos de Convenções Coletivas de Trabalho dos Bancários: Um processo de negociação coletiva setorial sem paralelo na história do Brasil”

 

 

 

A última reunião da direção da Fetrafi/NE marcou com integração e alegria não apenas o encerramento do ciclo de reuniões do ano, mas também uma celebração dos avanços, conquistas e união da categoria bancária no Nordeste.