Bancários da Paraíba participam da 15° Plenária da CUT-PB

Plano de Lutas, moções de repúdio e eleição dos delegados estiveram entre as pautas do evento

Quatro delegados representando a categoria bancária da base do Sindicato dos Bancários da Paraíba participaram nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, da 15° Plenária Estatutária da Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), que teve como tema “100 anos depois… A luta continua! Nenhum direito a menos!”. O evento foi realizado na cidade do Conde. Cerca de 120 delegados de diversas categorias de trabalhadores participaram do encontro. Entre os delegados estavam: Magali Pontes, Lindonjhonson Almeida, Thaise Viana e Renata Ribeiro.

Ao longo dos três dias de debates, 120 delegados de toda Paraíba discutiram as demandas da classe trabalhadora na atual conjuntura e sistematizaram as reivindicações que irão compor o Plano de Lutas, a ser apresentado no Congresso Extraordinário da CUT Nacional, que será realizado em agosto, em São Paulo.

Participaram da solenidade de abertura: Jackson Macedo, presidente do PT-PB, Ronaldo Barbosa, presidente do PSB-PB, Márcia Lucena, prefeita do Conde – cidade anfitriã do evento, Junéia Batista, representando a CUT Nacional, Antônio Givaldo, presidente da Nova Central Sindical, Iara Enéias, representando a Fetag, Aderlan, representando o MST, Luzenira Linhares, secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-PB e o presidente da CUT-PB, Paulo Marcelo.

No segundo dia, a 15° Plenária Estatutária da CUT-PB contou em seu primeiro momento com uma análise de conjuntura feita pelo professor José Artigas, avaliando o panorama político que levou o país ao golpe e à luta pelas Diretas Já. Em seguida, um painel com o advogado, Jonathan Pontes debateu o impacto das Reformas da Previdência e Trabalhista, que representam a retirada de direitos trabalhistas e sociais.

À tarde, uma mesa de debate sobre o cenário de enfrentamento dos trabalhadores em meio à onda de retrocessos e de ataques aos direitos sociais e trabalhistas foi composta pela vice-presidente da CUT Nacional, Carmen Foro, a secretária da mulher trabalhadora da CUT Nacional, Junéia Batista e o assessor de comunicação do SINECOM e FETRACOM-PN/RN, Marcell Mendonça.

No terceiro e último dia foram aprovados: o plano de lutas para o próximo período, duas moções de repúdio e uma de apoio, além da escolha por macrossetor da delegação que representaria à Paraíba no Congresso Nacional. Entre os nomes está o da bancária, Magali Pontes, do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Segundo Lindonjhonson Almeida, o evento foi uma das melhores plenárias que a CUT-PB já realizou. “Com debates valorosos sobre a conjuntura política, histórica e econômica, a explanação do professor José Artigas relatou o panorama internacional com a onda de retrocessos, que a extrema direita facista tem provocado no Brasil e em todo o mundo. Já o advogado Jonathan Pontes, reiterou a importância da luta contra as Reformas da Previdência e Trabalhista, que acabam com os direitos dos trabalhadores. Todas as discussões levaram a construção de um plano de lutas bastante embasado nas demandas de todas as categorias de trabalhadores, que contribuirá na multiplicação de informações que serão devolvidas às bases, num trabalho permanente de fortalecimento do movimento sindical”, explicou.