Bancários aprovam todas as propostas negociadas pelos Sindicatos com os Bancos

O Presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo Bezerra Marques, avaliou a importância da decisão da categoria. “Construímos juntos, neste momento, mais uma vitória da unidade, resistência e luta dos bancários e das bancárias. Esta é também uma vitória relevante da organização e unidade dos sindicatos filiados à Federação, que soma 30 anos de Convenção Coletiva Nacional da categoria bancária.”

A luta foi coletiva, reunindo, no Comando Nacional dos Bancários, a maioria de todas federações e sindicatos de bancários do Brasil, coordenados pela CONTRAF-CUT. No início, muitas dificuldades se colocaram presentes, enfrentamento a recessão econômica, alta inflação, ataques do governo Bolsonaro aos trabalhadores, desemprego, ataques patronais aos direitos coletivos históricos, tentativas dos bancos e deputados do congresso de impor trabalho aos sábados aos bancários, dentre tantos outros desafios.

Mas ao final, os bancários venceram o jogo. Foram mais de 4 meses de reuniões, assembleias, encontros e conferências, mais de 2 meses de negociações coletivas, 20 rodadas de negociações, virtuais e presenciais, culminando com a decisão assembleias da categoria.

Os sindicatos filiados à Fetrafi/NE e o Comando Nacional orientaram pela aprovação e a resposta veio na participação do trabalhador, do bancário e da bancária, representado a maioria de todos e todas trabalhadoras na base. A maioria qualificada dos votantes foi favorável a contratação de todas as propostas, mantendo todos os direitos da categoria e ampliando novos direitos sociais e econômicos.

“Quero parabenizar a maioria que entendeu a orientação de seus sindicatos votando sim, mas também, dizer do recado importante dado pelos colegas que votaram não, pois se tivéssemos rejeitado as propostas, somente muito unidos poderíamos mobilizar soluções, inclusive com greve. Venceu a estratégia de resistência que impediu a retirada de direitos e manteve a categoria bancária como referência junto a sociedade e classe trabalhadora. Com este resultado os sindicatos assinarão a partir desta sexta, 02 de setembro, a CCT – Convenção Coletiva de Trabalho da Fenaban, Federação Nacional dos Bancos, e os ACT, Acordos Coletivos de Trabalho; no BB, CAIXA e BNB, garantindo novos direitos em teletrabalho, repúdio ao assédio sexual, combate a cobrança abusiva de metas, PLR maior, aumento no vale alimentação e refeição em 10%, reajuste de 8% nos salários em 2022 e INPC+0,5% de aumento real em todas os salários e verbas em 2023.
Agora vamos celebrar com assinaturas e efetivar direitos para pronto e pleno uso dos trabalhadores”, finalizou o presidente da Federação.