XI Conferência Regional da Fetrafi/NE tem início em Recife/PE

Com o tema “Reconstruir o Brasil que a gente quer”, teve início na tarde de hoje, 27, a XI Conferência Regional da Fetrafi/NE. Os delegados(as) inscritos puderam participar da abertura tanto presencialmente, no Recife Praia Hotel, em Recife-PE, como virtualmente através de link da plataforma Zoom, através de inscrição previamente efetivada – a realização da Conferência em formato híbrido é inédita. Para os não inscritos e público em geral, foi possível acompanhar o evento de abertura através de transmissão, ao vivo, pela página de Facebook da federação.

O presidente da Fetrafi/NE, Carlos Eduardo, ressaltou a importância da realização de uma Conferência que é plural, representativa e organizativa da categoria para debater e definir, juntamente com as entidades sindicais bancárias e o Comando Nacional, quais os desafios e as prioridades de luta política da categoria, bem como encaminhar pautas para a Campanha Nacional dos Bancários de 2022.

“Nós bancários já mostramos que é possível resistir, conquistar e defender direitos mesmo numa conjuntura difícil como essa em que estamos. Um dos grandes desafios é termos sempre que nos reinventar pra tornar possível nossa mobilização.” O presidente relembrou dos desafios de realizar uma conferência totalmente online, por conta da pandemia da covid-19, e agora, após a vacinação e com o retorno das atividades, a realização de eventos híbridos, possibilitando cada vez mais que nenhum bancário fique de fora dos debates e da construção das lutas da categoria.

O período eleitoral também foi tema de debate durante a abertura do Congresso. Derrotar a extrema-direita nas eleições e colocar no poder um governo que olhe para as demandas da classe trabalhadora, assim como eleger o maior número possível de deputados(as) de esquerda, é pauta primordial de luta como único meio de reconstruir o Brasil. “Nós queremos muito mais do que direito ao voto. Democracia para nós significa igualdade, diversidade, participação e solidariedade. É essa democracia que nós queremos”, mencionou Sérgio Takamoto, presidente da Fenae.

Corroborando com a fala de Takamoto, a presidenta da Contraf-CUT, Juvândia Moreira reafirmou que o ano é de grandes desafios: “Precisamos colocar um fim a um governo que está o tempo inteiro atacando o direito à organização, os direitos do povo brasileiro. Um governo que é incompetente na gestão econômica e social do país e, além de tudo, um governo fascista, que não tem a menor empatia com a vida.”

A mesa presencial de abertura contou com a participação dos presidentes dos sindicatos que compõe a base da Fetrafi/NE: Odaly Medeiros (Piauí), Esdras Luciano (Campina Grande), Fernando Saraiva (Cariri), Márcio dos Anjos (Alagoas), Fabiano Moura (Pernambuco), Lindonjhonson Almeida (Paraíba) e Carlos Eduardo (Ceará). Também compôs a mesa o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha, presidenta Fetrafi/MG, Magaly

 

O vídeo da abertura da XI Conferência Regional da Fetrafi/Ne pode ser acessado através do link: https://bit.ly/3wM410s

 

 

Programação

28/05/2022 – SÁBADO

MANHÃ:

8h30: Abertura com a Leitura e aprovação do Regimento interno da 11ª Conferência Regional da FETRAFI/NE

9h: Leitura e aprovação do Regimento interno do 2º Congresso Estatutário da FETRAFI/NE

9h30: Leitura e votação da Reforma Estatutária do 2º Congresso da FETRAFI/NE

10h: Análise da conjuntura – Prof. José Henrique Artigas (professor da Universidade Federal da PB)

11h: Debate

12h: Almoço

 

TARDE:

14h: Dra. Marselle Fortenelle – Psicóloga (Adoecimento na categoria bancária)

14h40: Debate

15h: Apresentação e discursão das propostas para Conferência Nacional dos Bancários

16h: Eleição dos Delegados para a Conferência Nacional dos Bancários

17h: Encerramento