O papel dos bancos diante da crise do coronavírus

Artigo por: Rafael Tatemoto

 

Diante dos impactos econômicos provocados pela crise do novo coronavírus, qual o papel das instituições financeiras? O professor do Instituto de Economia da Unicamp, Guilherme Mello, explica que ações bancos públicos e privados podem tomar.

Os efeitos negativos da disseminação da Covid-19 são cada vez mais evidentes e, consequentemente, as perspectivas econômicas são cada vez mais pessimistas. Ao redor do mundo, governantes estudam e anunciam medidas para minorar esses impactos enquanto se esforçam, em graus variados de sucesso, para conter a pandemia.

Nesta série de vídeos, “O Papel dos Bancos na Crise”, o economista da Unicamp explica e debate temas como a liquidez das instituições bancárias, a injeção de dinheiro promovida pelo Estado nos bancos e como estes, sendo públicos ou privados, poderiam auxiliar a sociedade e a população a passarem por este momento da melhor forma possível, tendo em mente que as decisões tomadas agora afetarão nossas possibilidades futuras de retomar o desenvolvimento.

“As taxas de juros de longo prazo têm ficado em um patamar alto, porque todo mundo está fugindo da incerteza. Nesse momento, é fundamental a atuação do Estado para fornecer crédito barato, com carência e prazos longos, coisa que o setor privado não vai fazer”, diz.

Veja a série de vídeos nesta página ou acesse aqui.