[PERNAMBUCO] Nota de repúdio às declarações misóginas, lgbtfóbicas e racistas do presidente Jair Bolsonaro

NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Bancários de Pernambuco repudia veementemente a postura  misógina, lgbtfóbica e racista do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que na última semana incentivou o turismo sexual de mulheres no Brasil, fez declarações que ferem o direito da população LGBT, além de ter vetado publicidade do Banco do Brasil que tratava da diversidade racial, trazendo jovens negras e negros.
Bolsonaro afirmou em café da manhã com jornalistas, no dia 25 de abril, que “o Brasil não pode ser um país do mundo gay, de turismo gay. Temos famílias” e que “quem quiser vir aqui fazer sexo com uma mulher, fique à vontade.”
A declaração é um ataque à  população LGBT que conquistou o reconhecimento ao direito à parentalidade há menos de dez anos. É importante destacar que os novos arranjos familiares incluem famílias LGBTS. O Censo de 2010 do IBGE mostra que hoje são 19 laços de parentesco, contra 11 contados no censo de 2000. O conceito tradicional de família, composto por um casal heterossexual com filhos, esteve presente em 49,9% dos lares visitados, enquanto que em 50,1% , a família ganhou um novo arranjo. As famílias declaradamente homoafetivas já somam 60 mil. Inclusive, o obstáculo legal aos tratamentos dos casais homoafetivos já foi quebrado pelos nossos Tribunais Superiores, que reconhecem as uniões homoafetivas como entidade familiar.
Com relação ao turismo gay, o presidente revela desconhecimento sobre um dos segmentos de maior potencial de faturamento econômico para o setor no País, com crescimento de 11%, enquanto o turismo de modo geral subiu 3,5%. No mundo, o turismo LGBT movimenta anualmente US$ 218 bilhões (R$ 856,72 bilhões).
Na mesma declaração, Bolsonaro objetifica as mulheres ao incentivar o turismo sexual. É inaceitável que o presidente da República reforce o discurso machista que hoje coloca o Brasil como primeiro país da América Latina e Caribe em exploração sexual, principalmente de meninas menores de 18 anos. Segundo a EMBRATUR, ocorre exploração sexual de crianças e adolescentes em quase 17% dos municípios de todo país, o que representa 937 dos 5.561 municípios.
Com relação à peça publicitária do BB, vetada pelo presidente e que gerou a demissão do diretor de Comunicação e Marketing, Delano  Valentim, o Sindicato entende que a diversidade racial do País deve ser exaltada. Condenamos a referida atitude, que representa  um retrocesso ao debate de promoção da diversidade e da igualdade que cobramos do BB e de todo o sistema financeiro. Reivindicamos o combate à discriminação racial e a inclusão e promoção de mais negros no mercado financeiro.
Sindicato dos Bancários de Pernambuco
Recife, 29 de Abril de 2019