[CAMPINA GRANDE] Sindicato segue cobrando fechamento de agências no Estado

O Sindicato vem insistentemente cobrando dos gestores locais, Bancos, autoridades municipais e estaduais, o fechamento das agências em Campina Grande. Desde o início do agravamento da pandemia do novo coronavírus, preocupados com a exposição dos bancários, clientes e usuários os representantes dos trabalhadores têm realizado várias ações afim de suspender o atendimento nas unidades.

Enquanto a medida não é a adotada na cidade, o movimento sindical segue cobrando padronização dos protocolos de atendimento adotadas pelos bancos, afastamento imediato de pessoas do grupo risco (grávidas, pacientes crônicos e pessoas com mais de 60 anos), distribuição de máscaras e luvas para os trabalhadores que atuam no autoatendimento, contingenciamento e rodízio nos locais de trabalho, entre outros.

Apesar de os Bancos terem acordado medidas preventivas, com o Comitê de Crise (formado entre o Comando Nacional e Fenaban), o Sindicato continua recebendo denúncias sobre descumprimento das orientações. “Estamos trabalhando em cima dos casos específicos e cobrando dos gestores o cumprimento do que já foi acordado com os bancos via Fenaban”, frisou Esdras Luciano, presidente do Sindicato.

Bradesco –  Na tarde desta última quinta-feira (19), o Sindicato se reuniu com a Gerente Regional do Bradesco, em Campina Grande, para destacar os protocolos adotados pelo banco nas unidades. Além da situação dos bancários aqui na cidade, os diretores externaram sua preocupação com os bancários lotados nos Postos de Atendimento Avançado (PAA), nas cidades circunvizinhas. Destacando a vulnerabilidade destes trabalhadores, que ficam isolados sem assistência alguma.

Na ocasião, os diretores relataram ainda que estão recebendo denúncias de não afastamento dos bancários que fazem parte do grupo de risco. E diante disto, o solicitaram a padronização da liberação desses funcionários, entre os gestores locais. Conforme informou o gerente, o Bradesco já está seguindo as orientações no tocante ao afastamento desses casos. Ele lembrou que não há impedimento por parte dos gestores sobre as medidas preventivas, e que seguindo a recomendação nacional, quem tem doença crônica deve primeiro se isolar em casa e depois comunicar o banco sobre o isolamento através do Ligue Viva Bem (0800 701-1212).

Ainda dentro das ações realizadas pelo Sindicato, foi protocolado nesta quinta-feira (19), um ofício ao Governo do Estado requerendo o fechamento imediato das agências públicos e privados em Campina Grande. “Esperamos que as autoridades se sensibilizem e resolvam o quanto antes a situação das agências bancárias na região. Pois a exposição e o risco a qual a população e bancários estão sendo submetidos é um crime. A aglomeração de pessoas tem sido inevitável, indo na contramão de todas as orientações divulgadas pelos órgãos nacionais de saúde”, frisou Esdras Luciano.

Fonte: Seeb_CGR