Bancários do Santander têm um ano para obter o CPA

Banco tem obrigado seus funcionários a tirar a certificação de imediato, contrariando resolução do Banco Central

 

 

O Santander vem pressionando os bancários que mudaram de função a obter imediatamente a certificação CPA-10 ou CPA-20 quando necessário às suas novas atribuições. O problema é que esta medida desrespeita uma determinação do próprio Banco Central.

Segundo a Resolução nº 3.158, os bancos devem assegurar o prazo de um ano para que o empregado possa regularizar a sua certificação adequada à função. A norma está em vigor desde dezembro de 2003, e tal prazo está previsto logo no parágrafo 2º.

Se há um normativo do Banco Central que estabelece o prazo de um ano para obtenção do certificado, cabe ao banco cumprir, não há necessidade sequer de negociação.

O Sindicato orienta os bancários que, se sofrerem pressão, procurem imediatamente a entidade, pelos telefones 2121-9206 e 99973-0116 (Aragão), ou pelo site e pessoalmente na sede.

Fonte: Seec-AL com Seeb-SP